[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Como aplicar a tomada de decisão compartilhada em Oftalmologia?

Visa garantir que pacientes recebam informações precisas sobre opções de tratamento disponíveis, prováveis benefícios e possíveis danos de cada opção para permitir uma decisão informada.

A tomada de decisão compartilhada é uma metodologia de cuidado centrado no paciente, considerada uma ferramenta potencialmente útil na área de oftalmologia. No entanto, existem barreiras significativas para sua implementação efetiva. São necessárias pesquisas baseadas em evidências sobre se e como essas barreiras devem ser atenuadas, bem como o desenvolvimento de auxílios adicionais à decisão do paciente para diferentes doenças oftalmológicas.

Um paciente com suspeita ou confirmação de uma condição oftalmológica deve receber informações para apoiar a tomada de decisão compartilhada. As informações são fornecidas de forma que atendam às necessidades do paciente e sejam fáceis de usar e entender. O paciente tem a oportunidade de discutir os prováveis benefícios e possíveis danos das opções disponíveis, bem como suas necessidades e preferências.

Propósito

Garantir que os pacientes recebam informações precisas e equilibradas sobre as opções cirúrgicas e não cirúrgicas disponíveis para eles e os prováveis benefícios e possíveis danos de cada opção para permitir uma decisão informada. O que significa:

 

■  Para pacientes

Seu médico conversará com você sobre doença e seu tratamento de uma forma que você possa entender e respeitar suas necessidades culturais e situação individual. As informações escritas serão apresentadas em um formato fácil de usar.

Você será informado sobre as opções disponíveis, incluindo seus benefícios esperados e possíveis efeitos adversos  – estes podem incluir alterações insatisfatórias em sua visão e complicações mais sérias.

Você será questionado sobre o efeito que os problemas de visão estão tendo em sua vida e terá a oportunidade de discutir as vantagens e desvantagens potenciais da cirurgia para suas circunstâncias individuais. Outras opções, incluindo recursos visuais e espera vigilante, também devem ser discutidas.

 

■  Para médicos

Forneça aos pacientes informações clinicamente precisas e baseadas em evidências sobre suas opções, tanto verbalmente quanto em um formato escrito fácil de usar – por exemplo, em fonte grande ou eletronicamente. As opções adequadas podem incluir opções cirúrgicas ou não cirúrgicas, como recursos visuais ou espera vigilante.

Pergunte ao paciente sobre suas necessidades, preferências, preocupações com a qualidade de vida e quaisquer questões psicossociais, para ajudá-lo a apoiá-lo na tomada de decisão compartilhada.

Fornecer cuidados que sejam culturalmente seguros e respeitosos.

Leia mais: Linha de Cuidados em Cirurgia Oftalmológica

 Para organizações de serviços de saúde

Garantir que as políticas apoiem a tomada de decisão compartilhada e a competência dos médicos, que devem ser adequadamente treinados na tomada de decisão compartilhada e ter acesso a recursos adequados.

Certifique-se de que todos os recursos de informações do paciente fornecido sejam clinicamente precisos, equilibrados, baseados em evidências e adequado à sua população de pacientes. Esses recursos devem incluir informações sobre opções cirúrgicas e não cirúrgicas, ser fáceis de entender e apresentados em um formato fácil de usar para pacientes com deficiência visual.

Forneça um ambiente culturalmente seguro para sua comunidade de pacientes. O nível de comorbidades, sua idade no momento do diagnóstico e disparidades em seus resultados de saúde significam que os cuidados de saúde cada população precisam ser reorientados para atender às necessidades exclusivas de cada paciente.

Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Australian Commission on Safety and Quality in Health Care, • Bouaziz M, Cheng T, Minuti A, Denisova K, Barmettler A. Shared Decision Making in Ophthalmology: A Scoping Review. Am J Ophthalmol. 2022 May;237:146-153. doi: 10.1016/j.ajo.2021.12.005. Epub 2021 Dec 20. PMID: 34942109.



Deixe um comentário