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O que são Visitas Centradas na Família em Unidades Pediátricas?

Todos os dias, em hospitais infantis em todo o mundo, equipes médicas se reúnem com crianças hospitalizadas e seus familiares em rondas. Por que isso virou rotina na pediatria? Certamente surgiu a oportunidade de uma parceria em que os pais que exigiam envolvimento nos cuidados de seus filhos e a disposição dos pediatras para ouvir e colaborar com as famílias.

Além disso, nos EUA, organizações nacionais afirmaram que esse deveria ser o padrão de atendimento em hospitais infantis. Por exemplo, a Academia Americana de Pediatria e o Instituto de Cuidados Centrados no Paciente e na Família definiram formalmente os cuidados centrados no paciente e na família em 2012, reconhecendo que ‘a família é a principal fonte de força e apoio da criança’. A declaração enfatizou como as perspectivas e informações fornecidas pelas famílias são ‘componentes essenciais da tomada de decisão clínica de alta qualidade e que os pacientes e a família são parceiros integrais da equipe de saúde’.

A declaração afirmava que as visitas médicas deveriam ocorrer nos quartos dos pacientes com a equipe de enfermagem e familiares, para envolvê-los e otimizar a troca de informações e a tomada de decisões. Uma publicação, 2 anos antes, definiu as visitas centradas na família (FCRs) como visitas multidisciplinares envolvendo as perspectivas dos pais na tomada de decisões e identificou os FCRs como a abordagem mais comum para as rondas, ocorrendo em quase metade (44%) dos 265 entrevistados de hospitais infantis na América do Norte.

Os FCRs agora são endossados como o ‘padrão de atendimento ‘ em hospitais infantis dos Estados Unidos. A revisão da pesquisa sobre FCRs, portanto, levanta uma questão importante: por que isso não é rotina em hospitais para adultos?

Revisões sistemáticas documentaram os benefícios dos FCRs, principalmente em termos de melhor experiência familiar. As famílias desejam fortemente tais FCRs, que resultam em maior compreensão das informações, maior confiança na equipe médica e redução da ansiedade dos pais.

 

As FCRs também promovem maior empatia, parceria, respeito e comunicação. Notavelmente, visar as barreiras do paciente e do cuidador, como alfabetização em saúde ou proficiência limitada, aumentou esses benefícios. A pesquisa de Bogue e colegas reforçou essas descobertas, concluindo que incorporar membros da família em rondas interdisciplinares em uma unidade de terapia intensiva pediátrica aumentou a satisfação, a confiança e o resultado do paciente com redução do tempo de internação. Finalmente, um estudo rigoroso de implementação de um programa de comunicação centrado coproduzido pela família, envolvendo mais de 2.000 cuidadores familiares em 7 hospitais norte-americanos, documentou uma redução de 38% em erros nocivos e melhoria de múltiplos aspectos da experiência familiar e processos de comunicação.

Notavelmente, não parece haver nenhum impacto negativo sobre a duração das rondas ou no ensino. No entanto, outra revisão sistemática analisando 53 estudos citou barreiras estruturais persistentes ao atendimento de enfermeiros e familiares e observou a escassez de evidências de alta qualidade sobre a eficácia dos FCRs na melhora dos resultados dos pacientes.

Conclusões do Projeto ACHIEVE (Achieving Patient-Centered Care and Optimized Health In Care Transitions by Evaluating the Value of Evidence), financiado pelo Instituto de Pesquisa de Resultados Centrados no Paciente dos EUA, fornece ampla informação relevante sobre fatores que afetam a prontidão de alta e a utilização de FCRs. Um estudo observacional de 27 hospitais adultos americanos observou estrutura, participantes e conteúdo muito variados na implementação de rodadas interdisciplinares; apenas 4 hospitais (15%) incluíram pacientes e cuidadores em algumas de suas visitas. O ACHIEVE também incluiu um grande estudo qualitativo (grupos focais e entrevistas com informantes-chave) para determinar o que é mais importante para os pacientes e seus cuidadores durante a alta hospitalar transição de cuidados. A amostra diversa comunicou claramente o que o paciente deseja ao deixar o hospital e como os profissionais de saúde podem ajudar a alcançar seus objetivos. Notavelmente, pacientes e cuidadores perceberam quando membros da equipe de saúde forneceram informações contraditórias e isso os preocupou.

Leia mais: Cuidado Centrado no Paciente e a melhoria da Experiência do Paciente

Os FCRs oferecem uma maneira comprovada de fazer com que a equipe de atendimento fale com os pacientes e seus cuidadores em uma só voz. Uma pesquisa com quase 8.000 pacientes passando pelo processo de alta hospitalar identificou a importância da confiança. Quando hospitais e prestadores de serviços de saúde combinaram atividades de coordenação de cuidados que uniam a transição do hospital para casa, comunicação clara e promoção da confiança na prestação de cuidados de alta para pacientes e cuidadores, uma forte associação com melhores resultados relatados pelo paciente e redução da utilização de cuidados de saúde veio à tona.

À medida que tentamos otimizar as transições de cuidados hospitalares, seja intra-hospitalar ou na alta, pesquisas abundantes fornecem orientações sobre o que precisa ser implementado em hospitais para adultos. Assim como nos hospitais infantis, as rondas à beira do leito que incorporam pacientes e seus cuidadores podem melhorar os resultados, incluindo reduções na reinternação. A incorporação de pacientes e cuidadores em rondas, semelhantes às FCRs em hospitais infantis, oferece uma abordagem potencial para fornecer o que é mais importante para pacientes.

Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Williams MV, Li J. Embracing carers: when will adult hospitals fully adopt the same practices as children’s hospitals? BMJ Quality & Safety Published Online First: 22 March 2023. doi: 10.1136/bmjqs-2022-015425



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