- 17 de fevereiro de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Qual a relação da Análise SWOT e do Balanced Scorecard na Gestão Estratégica?
Uma análise SWOT é um dos tipos de estruturas de gerenciamento estratégico usadas pelas organizações para construir e testar suas estratégias de negócios. Uma análise SWOT identifica e compara os pontos fortes e fracos de uma organização com as oportunidades e ameaças externas de seu ambiente. A análise SWOT esclarece os fatores internos, externos e outros que podem ter impacto nas metas e objetivos de uma organização.
O processo SWOT ajuda os líderes a determinar se os recursos e habilidades da organização serão eficazes no ambiente competitivo em que ela deve funcionar e a refinar as estratégias necessárias para permanecer bem-sucedido nesse ambiente.
Balanced Scorecard na Gestão Estratégica
O Balanced Scorecard é um sistema de gestão que transforma as metas estratégicas em um conjunto de objetivos de desempenho que são medidos, monitorados e alterados, se necessário, para garantir o cumprimento das metas estratégicas.
O Balanced Scorecard adota uma abordagem em quatro frentes para o desempenho de uma organização. Ele incorpora análise financeira tradicional, incluindo métricas como receita operacional, crescimento de vendas e retorno sobre o investimento. Também envolve uma análise do cliente, incluindo satisfação e retenção do cliente; uma análise interna, incluindo como os processos de negócios estão ligados aos objetivos estratégicos; e uma análise de aprendizado e crescimento, incluindo satisfação e retenção de funcionários, bem como o desempenho dos serviços de informação de uma organização.
Conforme explicado pelo Balanced Scorecard Institute:
“O sistema conecta os pontos entre os elementos estratégicos do quadro geral, como missão (nosso propósito), visão (o que aspiramos), valores centrais (no que acreditamos), áreas de foco estratégico (temas, resultados e/ou metas) e o elementos mais operacionais, como objetivos (atividades de melhoria contínua), medidas (ou indicadores-chave de desempenho, ou KPIs, que acompanham o desempenho estratégico), metas (nosso nível de desempenho desejado) e iniciativas (projetos que ajudam você a atingir suas metas).”
Valor da cultura organizacional
A cultura organizacional pode determinar o sucesso e o fracasso de um negócio e é um componente chave que os líderes estratégicos devem considerar no processo de gestão estratégica. A cultura é um fator importante na forma como as pessoas em uma organização traçam objetivos, executam tarefas e organizam recursos. Uma forte cultura organizacional facilitará aos líderes e gestores a motivação dos colaboradores para a execução de suas tarefas em alinhamento com as estratégias traçadas. Nas organizações em que se espera que gerentes e funcionários de nível inferior se envolvam na tomada de decisões e na estratégia, o processo de gerenciamento estratégico deve permitir que eles o façam.
É importante criar estratégias adequadas à cultura da organização. Se uma estratégia específica não corresponder à cultura da organização, ela prejudicará a capacidade de alcançar os resultados pretendidos pela estratégia.
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