- 10 de fevereiro de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Como as organizações de saúde se preparam para a Acreditação?
Acreditação é o processo de garantir que um serviço atenda a um conjunto de padrões. É realizado por uma equipe de avaliadores independentes, pertencentes a uma Instituição Acreditadora. Geralmente o ciclo de Acreditação/Reacreditação ocorre a cada dois, três ou cinco anos, dependendo da metodologia (exemplo: ONA, ACSA International, entre outras)
Os estabelecimentos de saúde (ou Unidades de Gestão Clinica – UGC) escolhem ser acreditados voluntariamente para melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde que prestam. As metodologias determinam quais organizações de serviços de saúde devem atender aos padrões de segurança e qualidade.
A organização responsável pela Metodologia é responsável por redigir os padrões sobre questões de segurança e qualidade, estabelecer os Manuais de Acreditação e coordenar o processo entre as IACs e as organizações de saúde.
Para se tornarem Acreditadas, as organizações e serviços de saúde devem passar por uma avaliação para mostrar que atendem aos padrões. As avaliações de acreditação são realizadas por agências de acreditação independentes, aprovadas e homologadas. O ideal é sempre buscar uma IAC Acreditada internacionalmente pela ISQua.
Ser Acreditado não garante que não haja risco de um paciente ser prejudicado. Mas significa que os sistemas de segurança e qualidade que apoiam cuidados seguros e de boa qualidade estão em vigor, e os riscos de danos são identificados e gerenciados.
Leia também: Quais são os benefícios da Acreditação em Saúde?
Fazer alterações para atender aos Padrões e Requisitos do Manual envolve toda a organização. Existem quatro etapas principais, incluindo:
- Conhecendo os Padrões e Requisitos da metodologia escolhida
- Certificar-se de que haja pessoas, recursos e suporte para fazer as mudanças necessárias
- Escolher uma IAC de confiança para fazer a avaliação
- Concluir uma autoavaliação (processo presente na maioria das metodologias atuantes no Brasil) e reunir as evidências que mostram que a organização de serviços de saúde atende aos padrões.
A participação em programas de acreditação pode contribuir para a melhoria contínua nos resultados dos pacientes, bem como aumentar a satisfação da força de trabalho.
Muitas organizações de saúde públicas recebem apoio e recursos das Secretarias de Saúde para cumprir o processo de Acreditação.
Já as organizações privadas reconhecem que a positividade do retorno sobre o investimento, incluindo a diferenciação mercadológica dos concorrentes, a diminuição de eventos adversos e exposição da organização, bem como a melhoria dos resultados assistenciais, diminuição do retrabalho e de custos.
O que acontece durante uma avaliação de acreditação?
Uma avaliação de acreditação envolve uma visita in loco por pessoas (avaliadores) independentes do serviço de saúde. Eles procuram evidências de que cada ação nos Padrões foi implementada.
Durante uma avaliação de acreditação, os avaliadores usam um método bem definido de revisão de cada processo de segurança e qualidade descrito nas Normas, Padrões e Requisitos.
Confira diversas informações sobre Acreditação aqui nas páginas do nosso website!
Fonte da imagem: Freepik