- 5 de janeiro de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Uso de Inteligência artificial (IA) e robótica na área da saúde são tendências para 2023
De forma geral, a Robótica envolve a construção ou o uso de robôs, e a Inteligência Artificial envolve inteligência de programação, a automação é a execução automática de tarefas sem intervenção humana. Ambas as tecnologias têm se tornado parte das atividades nas organizações de saúde do mundo todo e são tendência importante para o ano de 2023.
1. Uso de Inteligência artificial (IA)
A IA é uma daquelas tendências de saúde que tem o potencial de impactar significativamente o setor – desde a melhoria do atendimento ao paciente com tomada de decisões clínicas orientada por dados até a simplificação dos fluxos de trabalho do sistema de saúde. Em geral, a maioria dos especialistas entende que a IA na área da saúde precisa ser centrada no ser humano, considerando as necessidades dos pacientes e da equipe. A IA pode impactar várias áreas da saúde, incluindo:
- Melhorar o atendimento ao paciente
- Permitir que os profissionais de saúde aprimorem simultaneamente seu desempenho no trabalho e, simultaneamente, melhorem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
- Apoiar as instituições de saúde para oferecer cuidados de qualidade, otimizando os recursos
Além disso, à medida que as agências reguladoras se envolvem mais no desenvolvimento da IA, os líderes precisam saber como navegar no cenário mutável da privacidade do paciente e da transparência do algoritmo.
2. Adoção da robótica na área da saúde
Um campo relativamente novo que estamos vendo nas tendências da saúde é a introdução e adoção da robótica na área da saúde. A robótica médica tem a capacidade de reduzir a carga de trabalho no setor de saúde. Por meio da automação e da IA, essas máquinas podem executar uma variedade de tarefas e serviços de suporte – desde facilitar o transporte de pacientes e auxiliar em cirurgias até a entrega de vacinas em áreas remotas.
Leia também: Como a inteligência artificial pode ajudar pessoas a diminuir o consumo de álcool?
No Japão, os robôs estão ajudando enfermeiros e profissionais de saúde nas áreas de recepção ou orientando os pacientes para salas específicas dentro do hospital. Em lares de idosos, os robôs estão realizando vários serviços, incluindo monitoramento de quedas ou necessidades de assistência, movimentação de pessoas, entrega de mercadorias e comunicação para proporcionar conforto. Essa adoção da robótica em situações de vida assistida tem o potencial de reduzir a rotatividade entre profissionais de saúde de longo prazo.
Uma área promissora para melhorar os sistemas de saúde é o uso de veículos aéreos não tripulados ou drones. Em 2021, o tamanho do mercado global de drones comerciais foi avaliado em US$ 6,51 bilhões e deve crescer para US$ 47,38 bilhões até 2029.
Mais da metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde, e 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sofrem de extrema pobreza devido a gastos com saúde. Ao entregar medicamentos, diagnósticos e amostras médicas de e para regiões remotas com segurança, rapidez e eficiência, os drones oferecem um meio econômico de melhorar os resultados, especialmente em comunidades remotas e carentes, como países de baixa e média renda. Exemplos de uso para drones que vão transformar e melhorar a saúde:
- Transporte de produtos sanguíneos e materiais perigosos
- Entrega de vacinas e remédios
- Diagnóstico
- Transferências de órgãos
- Transporte de pequenos dispositivos médicos
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Top 10 healthcare trends expected to take 2023 by storm. HealthcareTransformers. 2022.