- 18 de novembro de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Qual é a diferença entre Experiência do paciente e a Satisfação do paciente?
A experiência do paciente abrange a gama de interações que os pacientes têm com o sistema de saúde, incluindo seus cuidados de planos de saúde e médicos, enfermeiros e funcionários de hospitais, consultórios médicos e outras instalações de saúde.
Como um componente integral da qualidade dos cuidados de saúde, a experiência do paciente inclui vários aspectos da prestação de cuidados de saúde que os pacientes valorizam muito quando procuram e recebem cuidados, como obter consultas no tempo adequado, fácil acesso a informações e boa comunicação com os prestadores de cuidados de saúde.
Compreender a experiência do paciente é um passo fundamental para avançar em direção ao cuidado centrado no paciente. Ao observar vários aspectos da experiência do paciente, pode-se avaliar até que ponto os pacientes estão recebendo cuidados que respeitam e respondem às preferências, necessidades e valores individuais do paciente.
Avaliar a experiência do paciente juntamente com outros componentes, como eficácia e segurança do cuidado, é essencial para fornecer um quadro completo da qualidade do cuidado em saúde.
Leia também: 8 Princípios do Cuidado Centrado no Paciente, segundo o Institute of Medicine
Os termos satisfação do paciente e experiência do paciente são frequentemente usados como sinônimos, mas não são a mesma coisa. Para avaliar a experiência do paciente, deve-se descobrir com os pacientes se algo que deveria acontecer em um ambiente de saúde (como uma comunicação clara com um profissional de saúde) realmente aconteceu ou com que frequência aconteceu.
A satisfação do paciente, por outro lado, refere-se a se as expectativas de um paciente sobre um encontro de saúde foram atendidas. Duas pessoas que recebem exatamente o mesmo cuidado, mas que têm expectativas diferentes sobre como esse cuidado deve ser prestado, podem fornecer classificações de satisfação diferentes por causa de suas expectativas diferentes.
Existem várias maneiras de coletar informações sobre a experiência do paciente. Nos EUA, as pesquisas CAHPS tornaram-se ferramentas críticas para organizações interessadas em avaliar a centralidade do paciente no atendimento que prestam e identificar áreas de melhoria. Tais pesquisas não perguntam aos pacientes quão satisfeitos eles estavam com seus cuidados; em vez disso, eles pedem aos pacientes que relatem os aspectos de suas experiências que são importantes para eles e para os quais eles são os melhores e, às vezes, a única fonte de informação.
Como as pesquisas fazem perguntas bem testadas usando uma metodologia consistente em uma grande amostra de entrevistados, elas geram medidas padronizadas e validadas da experiência do paciente nas quais provedores, consumidores e outros podem confiar.
Uma experiência positiva do paciente é um objetivo importante por si só. Além disso, evidências substanciais apontam para uma associação positiva entre vários aspectos da experiência do paciente, como boa comunicação entre profissionais e pacientes, e vários processos e resultados de saúde importantes. Esses processos e resultados incluem a adesão do paciente ao aconselhamento médico, melhores resultados clínicos, melhores práticas de segurança do paciente e menor utilização de serviços de saúde desnecessários.
Alguns estudos não mostram associação entre a experiência do paciente e os processos e resultados clínicos, mas isso não é surpreendente. Muitos fatores além da experiência do paciente podem influenciar processos e resultados. Isso é parte do motivo pelo qual a combinação de medidas de experiência do paciente com outras medidas de qualidade é fundamental para criar uma imagem geral do desempenho.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: AHRQ. What Is Patient Experience?