- 9 de novembro de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Inscreva sua experiencia inovadora no enfrentamento da Tuberculose
A tuberculose (ou apenas TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria (germe) Mycobacterium tuberculosis. A tuberculose pode causar lesões nos pulmões ou em outras partes do corpo e dar origem a uma doença grave.
O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É considerado eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade. Muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo, por sentir melhora acentuada já nas primeiras semanas de terapia. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados, sendo indicado o regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), em que o profissional de saúde acompanha e observa a correta ingestão dos medicamentos. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada.
Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS), lança a Chamada Pública para Mapeamento de Experiências Exitosas de Enfrentamento da Tuberculose.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer experiências inovadoras e replicáveis, alinhadas ao Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública: Estratégias para 2021-2025, e que apresentam resultados relevantes na luta contra a doença, assim como compartilhar e valorizar os esforços locais na atenção às pessoas e comunidades afetadas pela tuberculose.
Leia também: OMS alerta aumento de mortes por tuberculose pós COVID-19
Podem ser inscritos trabalhos realizados por coordenações locais e serviços públicos de saúde de todos os níveis de atenção, assim como experiências desenvolvidas pela sociedade civil e instituições acadêmicas de pesquisa. As melhores experiências serão incluídas em uma publicação elaborada pela Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do DCCI/SVS.
O regramento e as orientações para inscrição na Chamada Pública para Mapeamento de Experiências Exitosas de Enfrentamento da Tuberculose estão disponíveis aqui.
As inscrições podem ser enviadas até 30 de novembro, por meio do formulário.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Ministério da Saúde