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Como escolher um tópico para realizar uma auditoria clínica?

As principais etapas do processo de auditoria clínica são:

1) Selecionando um tópico.
2) Acordar padrões de melhores práticas (critérios de auditoria).
3) Coleta de dados.
4) Análise de dados em relação aos padrões.
5) Feedback de resultados.
6) Discutir possíveis mudanças.
7) Implementação das mudanças acordadas.
8) Permitir tempo para que as alterações sejam incorporadas, antes de uma nova auditoria.
9) Coletando um segundo conjunto de dados.
10) Analisando os dados da re-auditoria.
11) Feedback dos resultados da re-auditoria.
12) Discutir se a prática melhorou.

Seu tema deve ser escolhido sistematicamente. Os projetos de auditoria clínica demandam tempo e recursos. Portanto, o tópico que você escolher abordar deve ser um benefício potencial para o serviço como um todo.

Leia também: Auditoria Clínica: como nasceu a ferramenta e como ela é utilizada atualmente

Os projetos de auditoria clínica são mais focados nos processos – por exemplo, investigações, tratamentos ou procedimentos – que demonstraram resultar nos melhores resultados para os pacientes, se seguidos.

As possíveis fontes para o seu projeto de auditoria clínica incluem, por exemplo:

  • Protocolos assistenciais multiprofissionais / diretrizes clínicas
  • Recomendações de comissões (ex: óbitos)
  • Iniciativas de segurança do paciente
  • Publicação de novas evidências conclusivas sobre cuidados de saúde clinicamente eficazes.
  • Opiniões ou reclamações do usuário.
  • Relatórios de incidentes ou eventos adversos/quase acidentes (também conhecidos como relatórios de incidentes clínicos/críticos).
  • Identificação de prioridades ou preocupações locais, por exemplo: alto volume, risco ou custo.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: UHBristol Clinical Audit and Effectiveness Team. Version 4. 2005.



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