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Como definir os objetivos e a amostra de Auditoria Clínica?

Os objetivos de uma auditoria clínica podem ser escritos como tarefas específicas a serem realizadas ou como os diferentes aspectos de qualidade que seu projeto abordará, por exemplo, adequação = tratamento certo para o paciente certo; pontualidade = tratamento dado na hora certa; ou eficácia = tratamento dado da maneira certa ou com o efeito desejado.

Os padrões devem ser mais específicos que os objetivos. São declarações quantificáveis que detalham os aspectos específicos do cuidado e gerenciamento do paciente com os quais você pretende medir a prática atual.

Leia também:  Como podemos apoiar uma cultura de auditoria clínica?

Os padrões devem sempre ser baseados nas evidências mais fortes e atualizadas do que constitui a melhor prática. Se as normas estiverem disponíveis na forma de diretrizes, você deve basear sua auditoria nas diretrizes mais amplamente aplicáveis disponíveis, por exemplo, diretrizes nacionais em vez de regionais ou locais.

Se as diretrizes/protocolos não existirem ou os existentes estiverem desatualizados, você precisará realizar uma pesquisa na literatura para identificar as melhores práticas.

É importante que haja acordo com seus padrões localmente antes de começar. Você achará difícil melhorar a prática se houver desacordo sobre o que constitui a melhor prática.

Diferentemente da pesquisa, os projetos de auditoria clínica não precisam ser submetidos a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para aprovação ética. Essa é uma das principais razões pelas quais você deve garantir que seu projeto seja de auditoria clínica e não de pesquisa.

A auditoria clínica deve sempre ser conduzida dentro de uma estrutura ética. Isso significa respeitar os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, pela confidencialidade do paciente e da equipe e garantindo que os dados sejam coletados e armazenados adequadamente.

AMOSTRA DE AUDITORIA

A população da amostra dependerá do seu tópico. Ocasionalmente, um aspecto do tratamento ou cuidado que se aplica a todos os pacientes é auditado. No entanto, a maioria da auditoria clínica tende a avaliar o atendimento de um grupo definido de pacientes que compartilham certas características. Normalmente, o fato de terem a mesma condição médica, terem recebido a mesma forma de tratamento ou terem sido atendidos em um determinado período.

Nem sempre é prático auditar todos os pacientes de sua população, portanto, você precisará selecionar um tamanho de amostra apropriado. A amostra deve ser grande o suficiente para que os médicos/gerentes seniores estejam dispostos a implementar mudanças com base em suas descobertas.

É importante que sua amostra contenha pacientes atuais / recentes. Auditoria clínica é sobre melhoria. Você não pode mudar o passado, mas pode mudar o futuro.

COLETA DE DADOS

Os dados só devem ser coletados se for necessário para permitir que você avalie a prática atual em relação aos seus critérios de auditoria (padrões). Quaisquer dados extras significam mais tempo gasto em seu projeto sem nenhum benefício adicional.

Fonte da imagem: Freepik



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