[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Orientações para melhor cuidado a pacientes com doenças respiratórias crônicas

Para uma melhor orientação, foi feito um Boletim em parceria do Ministério da Saúde com Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos, que ensina como prestar melhor cuidado a pacientes com doenças respiratórias crônicas.

Essa publicação apresenta recomendações para prevenir falhas no manuseio no uso de dispositivos inalatórios, que no último ano teve uma grande variedade de dispositivos inalatórios  introduzida no mercado. Cada modelo exige uma técnica de preparo e administração específica.

Entre as principais recomendações apresentadas no Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais em 2021, está a necessidade de educar e treinar profissionais de saúde para poderem prestar o melhor cuidado aos pacientes com doenças respiratórias.

Leia também: Aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave é preocupante

O Boletim orienta e relata os principais erros e as consequências do uso inadequado dos dispositivos inalatórios, buscando orientar e mostrar o  preparo do profissional e do paciente. 

Dominar de forma correta  o uso dos dispositivos envolve a preparação, o manuseio adequado e a execução de uma técnica inalatória. Um erro em qualquer desses processos pode comprometer a administração da via pulmonar.

Além de orientar o manuseio e os cuidados, no boletim, serão discutidas estratégias para prevenir e mitigar danos decorrentes de erros no processo de uso de medicamentos em dispositivos inalatórios, que se inserem nos domínios “pacientes” e “medicamentos”.

Os profissionais de saúde precisam estar familiarizados com as técnicas inalatórias demandadas para o uso de diferentes dispositivos para que promovam o engajamento dos pacientes, familiares e cuidadores no processo de cuidado.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe um comentário