[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O que é gestão estratégica e por que é importante para a sua organização

Gestão Estratégica é mais um dos termos do mundo dos negócios que se tornaram populares. E não só isso. A Gestão Estratégica também ajuda as empresas a tomar melhores decisões, facilitar o trabalho e obter melhores resultados. Tudo com uma otimização e melhoria contínua dos processos de gestão.

Pensando na empresa onde você trabalha, você diria que ela faz Gestão Estratégica? Se a resposta for sim, parabéns. Se for não ou se não souber como fazer, tudo bem também! O IBES está aqui justamente para te ajudar a chegar lá. Vamos lá?

Se tudo muda o tempo todo no mercado e nós consumidores, não é de se espantar que a gestão das empresas também passe por suas mudanças. A jornada de compra do consumidor já mudou, os hábitos de consumo estão sempre se atualizando e o dia a dia das empresas precisa acompanhar isso.

Leia também: Ferramentas estratégicas: como usá-las?

É uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão de um negócio. Chamamos de Gestão Estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de alcançar metas e objetivos. Como fica claro pelo próprio nome, essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias passando por toda a estrutura da organização.

Resumindo, deve passar pela definição de metas e objetivos, depois aplicar técnicas de otimização em todas as áreas da estrutura da empresa. Assim, os objetivos ficam mais fáceis de ser alcançados, as metas de serem batidas e os resultados maximizados.

Na prática, a Gestão Estratégica ajuda as empresas de formas bem simples, mas essenciais para o sucesso de toda organização:

  • Gestão Estratégica significa otimizar e automatizar processos. Assim é possível ganhar em tempo e economia de recursos, especialmente os humanos;
  • Um modelo de Gestão Estratégica passa por todas as áreas da empresa. Isso faz com que um senso de unidade seja instaurado na empresa e assim ela funciona melhor, com todos os setores em conjunto
  • Fazer uma Gestão Estratégica significa economizar também em dinheiro, já que toda a máquina da empresa vai funcionar de forma otimizada, automatizada e mais “simples”.

E até aqui passamos pelo conceito e por suas vantagens, mas como colocar em prática?

A Gestão Estratégica deve passar por todas as áreas da empresa. Pense em estratégias de marketing e vendas, mas também de gestão de pessoas, de projetos e do financeiro, por exemplo. Cada empresa deve fazer, obviamente, o que faz sentido para o seu negócio. Ainda assim, porém, algumas dicas são universais e podem ajudar todo tipo de empresa. Priorize-as!

Toda gestão deve ser automatizada e funcionar de forma inteligente. As ferramentas estão cada vez mais inteligentes e sua organização deve acompanhar essa tendência. Contrate softwares de automatização que ajudam no processo e na mensuração dos resultados.

Por isso, o Grupo IBES vem apoiando você na definição dos objetivos organizacionais, no mapa e na utilização de ferramentas de monitoramento estratégico, realizando um programa de Gestão Estratégica. Serviço realizado com a presença de um facilitador focado em seu projeto e monitoramento.

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário