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Como criar condições para que a aprendizagem aconteça na organização de saúde?

O sucesso do ensino contextualizado, ou momentos de aprendizagem apoiados, depende em parte do supervisor e requer o desenvolvimento de supervisores qualificados. As teorias educacionais construtivistas operam com a premissa de que a aprendizagem é um processo socialmente ativo, no qual a participação e o envolvimento com os outros são essenciais (Dudley-Marling 2012).

Os momentos T podem ser usados para criar oportunidades de aprendizagem, explorando situações de conflito ou falta de congruência entre as expectativas e a vida real. Reconhecer situações desafiadoras como momentos T e oferecer aos alunos tempo para explorar suas reações por meio de supervisão ou coaching no momento abre espaço para a aprendizagem e pode impedir que os alunos ajam de forma confrontadora ou defensiva. Dessa forma, os alunos podem aprender com sua experiência e se adaptar à cultura organizacional, em vez de simplesmente serem informados por ela e reformular sua compreensão. Isso pode ser expositivo para alunos e equipes clínicas, portanto, é necessário suporte para criar um espaço seguro para comunicação e aprendizagem aberta, onde o fracasso ou a ingenuidade podem ser abraçados como uma oportunidade de aprendizagem (Ekebergh et al, 2004).

Dado que os momentos T oportunistas podem surgir de situações altamente carregadas, emocionantes e desafiadoras, os supervisores precisam desenvolver relacionamentos eficazes e de confiança com seus alunos. Para serem realmente eficazes, eles devem tentar se colocar na posição do aluno para criar as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça.

Momentos T oportunistas

Momentos T ou breves oportunidades de aprendizagem, embora em grande parte oportunistas, também podem ser rotineiros e estruturados de forma proativa. Um supervisor pode planejar uma atividade com um aluno ou tentar sinalizar e moldar o aprendizado inerente a eventos de rotina, como rondas em enfermarias.

  • Uma parteira visita uma mulher três dias após o parto com uma estudante parteira que ela supervisiona. A mulher está exausta, chorosa e diz que se sente incapaz de suportar. A parteira envolve a aluna na apreciação da situação e experiência vivida da mulher e no reconhecimento da diferença entre “tristeza infantil”, depressão pós-parto e psicose puerperal, conforme explicado à mãe
  • Uma enfermeira de saúde mental reconhece que o uso indevido de substâncias está mascarando uma doença mental em um de seus pacientes. Ela trabalha com um aluno para construir confiança e ajudar o usuário do serviço e o aluno a apreciar como as duas coisas estão conectadas
  • Uma enfermeira com deficiência de aprendizagem ajuda uma cliente a ter acesso à contracepção em uma clínica de planejamento familiar administrada por uma enfermeira registrada e parteira, e para educar a equipe sobre as necessidades sexuais e de relacionamento vivenciadas por uma pessoa com deficiência de aprendizagem
  • Uma enfermeira que administra uma clínica de asma atende uma criança com baixa saturação de oxigênio; ele usa a exacerbação das dificuldades respiratórias para ensinar à família da criança como usar um inalador de forma mais eficaz e a importância do tratamento preventivo, enquanto fala com a criança sobre um famoso jogador de futebol que tem asma
  • Uma enfermeira com deficiência de aprendizagem trabalha com um aluno para acessar um clube social para um cliente. Isso ensina o aluno que instalações inclusivas para pessoas com deficiência de aprendizagem são raras e aumenta a consciência sobre o estigma e o isolamento que muitas delas enfrentam
  • Durante uma rodada multidisciplinar conduzida por um consultor, um consultor identifica um momento para discutir a condição de um paciente e o curso de tratamento. Isso também pode permitir a educação interprofissional, com o fisioterapeuta ou nutricionista compartilhando seus conhecimentos e planos de tratamento

Eles mostram a necessidade de incluir momentos T em estratégias mais amplas para supervisores e educadores na prática, incluindo a identificação da aprendizagem que ocorreu e permitindo tempo para reflexão para maximizar todos os momentos T oportunistas.

Leia também: Educação Continuada e Educação Permanente: qual a diferença?

Oferecer educação em ambientes de prática onde os alunos estão passando por estresse moderado a grave é uma grande barreira para o aprendizado. Reconhecer o estresse dos alunos e a falta de congruência com as expectativas pode ajudar a criar um espaço seguro para explorar plenamente os momentos T, em vez de se concentrar em preencher uma lacuna entre teoria e prática. Técnicas como auto-revelação e narração de histórias também podem tornar os alunos menos temerosos sobre a prática clínica e mais capazes de reconhecer oportunidades de aprendizagem em situações desafiadoras (Attenborough e Abbott, 2018).

Momentos T proativos

Os supervisores, na prática, também podem identificar oportunidades para planejar os momentos T que ocorrem durante as atividades do dia-a-dia e eventos programados, como internações de rotina ou avaliações clínicas. As considerações de planejamento incluem como:

  • Envolver a equipe multidisciplinar;
  • Envolver os usuários do serviço e cuidadores no ensino;
  • Crie um ambiente de aprendizagem seguro e confortável.

Observação

Um supervisor pode identificar oportunidades para os alunos observarem eventos programados. As observações podem se concentrar em áreas específicas com aprendizagem e desenvolvimento apoiados pela criação de um guia de observação ou incluindo uma tarefa para o aluno. As notas de observação podem ser usadas para reflexão e aprendizagem posterior.

Integração

Incorporar a educação nas estruturas existentes garante que ela seja integrada ao trabalho atual, ao invés de ser tratada como uma atividade adicional, exigindo recursos adicionais. Por exemplo, o aprendizado pode ser incluído como padrão nas agendas de reuniões de rotina e a identificação de oportunidades de aprendizado pode ser incorporada à estrutura de encontros no ambiente clínico para o benefício da equipe e também dos alunos. Dessa forma, os momentos T potenciais podem ser aproveitados e o aprendizado incorporado de forma mais completa em uma equipe ou organização.

Rodadas de Schwartz

Organizar e realizar as rodadas de Schwartz pode exigir tempo extra e compromisso financeiro, mas onde eles estão estabelecidos, os alunos devem ser incentivados a participar, pois há evidências de aprendizado profundo (Barker et al, 2016; Cornwell et al, 2014). Rodadas de Schwartz traz os pacientes e suas experiências para o aprendizado no ambiente clínico. Eles criam um ambiente seguro e de apoio que permite aos participantes explorar aspectos do trabalho e cuidado da equipe multidisciplinar, refletindo sobre o impacto emocional do trabalho. Freqüentemente, as rodadas de Schwartz destacam a falta de congruência entre teoria e prática ou provocam uma reação emocional; estes podem ser mais explorados para apoiar o desenvolvimento dos alunos. As rodadas também incentivam uma abordagem mais colaborativa para cuidar e permitem que as reações emocionais sejam ouvidas, reduzindo o estresse dos médicos. Isso pode criar um ambiente positivo que incentiva uma abordagem coletiva de aprendizagem. Também é possível aprender a partir de eventos adversos ou concentrando as discussões no atendimento ao paciente, como iniciar a reunião com a história de um paciente.

Ensino de tamanho reduzido

O ensino de tamanho reduzido se concentra em abraçar todos os momentos de ensino possíveis e fornecer tutoriais de alto impacto no ambiente de trabalho. Definido como “aprendizagem de alto impacto”, esse ensino estimula o envolvimento dos funcionários de forma informal, sem a necessidade de equipamentos caros ou instalações de TI. É acessível e perfeitamente ajustado às necessidades de áreas clínicas específicas e oferecido em várias disciplinas.

Maximizando momentos T

  • Os supervisores podem usar uma variedade de abordagens para maximizar os momentos T, incluindo:
    Treinar in situ / no momento e observar em vez de instruir, com base em modelos de coaching estabelecidos, como OSCAR (Resultado, Situação, Escolhas, Ações, Revisão), em que os alunos moldam sua própria aprendizagem (Ashworth, 2018). Os exemplos são a Aprendizagem Colaborativa na Prática (CLiP) (Clarke et al, 2018) e a aprendizagem prática em Northampton (PL @ N) (Ashworth, 2018);
  • Concentrar a conversa em ferramentas e modelos clínicos estabelecidos, como SBAR (Situação, Antecedentes, Avaliação, Recomendação) para enfocar a aprendizagem (Leonard et al, 2004);
  • Incentivar o aluno a pensar em voz alta durante uma atividade;
  • Inverter papéis, para que o aluno conduza uma atividade ou ensine o supervisor;
  • Apoiar o aluno por meio de um debrief estruturado após um evento;
  • Sinalização de momentos T e oportunidades de aprendizagem;
  • Abraçar novas tecnologias e as oportunidades de aprendizagem, incluindo seu impacto nas percepções dos alunos sobre seu papel e carreira futura (Basheer et al, 2018);
  • Buscar ativamente tempo para falar com os pacientes para entender como viver com uma doença afeta suas vidas.

Identificar e registrar os momentos T desafia as suposições de que o ensino só acontece em uma sala de aula, ou quando vinculado a um programa acadêmico, e aumenta o valor de todo o aprendizado no ambiente de prática. Incorporar a educação na prestação de cuidados e desenvolver as condições necessárias para uma aprendizagem eficaz pode trazer benefícios para toda a organização (Basheer et al, 2018).

A aprendizagem baseada no trabalho coloca maior ênfase no trabalho positivo em equipe e na abordagem de práticas prejudiciais à saúde; isso pode incluir violência horizontal – comportamento hostil, agressivo e muitas vezes psicológica e socialmente prejudicial conduzido por enfermeiras entre si (Darbyshire et al, 2019). O bullying foi destacado nos resultados do NHS Staff Survey de 2018; estes serão usados para informar iniciativas para aumentar a produtividade e melhorar a retenção de pessoal.

Os momentos T são mais importantes do que nunca. Criar uma cultura de aprendizagem na área da saúde é responsabilidade de cada profissional. Eles podem usar momentos T para vincular o aprendizado às necessidades dos pacientes e garantir que a equipe tenha as habilidades e o conhecimento certos para prestar cuidados de excelência.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ashworth G (2018) An alternative model for practice learning based on coaching. Nursing Times; 114: 12, 30-32.

Attenborough J et al (2019) Everywhere and nowhere: work-based learning in healthcare education. Nurse Education in Practice; 36, 132-138.

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Basheer H et al (2018) Never too Busy to Learn. How the Modern Team can Learn Together in the Busy Workplace. London: Royal College of Physicians.

Benner P E et al (2010) Educating Nurses: A Call for Radical Transformation. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

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