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Fiocruz atualiza recomendações para o retorno às atividades escolares presenciais

O documento elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria 5.608 de setembro de 2020, intitulado “Contribuições para o retorno das atividades escolares no contexto da pandemia de Covid-19”, se encontra em sua terceira versão e tem como objetivo assessorar a comunidade escolar para as melhores decisões sobre o planejamento de retorno das atividades nas escolas, sejam eles gestores da educação, da saúde, professores ou familiares.

É fato que a preocupação em relação à reabertura das escolas é um tema que envolve várias áreas e que precisa ser entendido como prioritário no contexto da pandemia. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia de Covid-19 causou o fechamento de escolas em mais de 190 países, afetando diretamente 1,6 bilhão de estudantes. Desse total, 40 milhões são crianças na pré-escola, um período crítico para a formação e desenvolvimento infantil.

Desta forma, o conteúdo apresentado no documento consiste no esforço coletivo de especialistas de campos de conhecimento da saúde da criança/adolescente, epidemiologia, saúde coletiva, infectologia, pneumologia, saúde mental e educação, os quais tiveram o cuidado de realizar reflexões e orientações a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela Fiocruz.

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Tal documento poderá, assim, auxiliar nas melhores tomadas de decisões a fim de garantir que a retomada das atividades presenciais nas escolas, tanto para crianças quanto para jovens e adultos, seja feita de forma responsável, a partir de um planejamento que, segundo ele, considere as diferentes variáveis loco-regionais e que busque garantir a indissociabilidade das dimensões da saúde individual e coletiva, sem diminuir a relevante função que o sistema escolar representa para a promoção da saúde, inclusive como apoio às redes de proteção às crianças e aos adolescentes.

Abaixo, segue alguns dos tópicos abordados:

  • Panorama epidemiológico no Brasil, estados e municípios
  • Situação epidemiológica de países que optaram pelo retorno às atividades escolares
  • Importância dos números absolutos na pandemia pela Covid-19
  • Indicadores globais e específicos para retorno das atividades
  • Taxa de contágio
  • Indicadores utilizados em saúde pública para retorno
  • Como e quando retornar às atividades escolares
  • Critérios gerais para reabertura das escolas
  • Retomada das atividades escolares
  • Retorno seguro
  • Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas
  • Processo de adoecimento pela Covid-19 SARS-CoV-2
  • Formas de transmissão
  • Período de incubação e período de transmissão do vírus
  • Aspectos clínicos relevantes em crianças e adolescentes
  • Efeitos indiretos da Covid-19 na saúde da criança e do adolescente
  • Condições de vulnerabilidade em crianças e adolescentes frente à pandemia por Covid19
  • Vulnerabilidades sociais e recomendações de políticas e ações intersetoriais
  • Boas práticas de biossegurança Comunicação e informação Recomendações de rastreamento – rastreamento por sintomas
  • Medidas que devem ser implementadas para o uso de rastreamento por sintomas Recomendações de isolamento de pessoas da comunidade escolar (SVS, 2010; CDC, 2020)
  • Indicação repetida de isolamento
  • Recomendações em caso de identificação de pessoas com indicação de isolamento na escola
  • Recomendações em caso de identificação de aluno ou funcionário da escola com teste viral (RT-PCR) para SARS-CoV-2 positivo

Apesar da atualidade das informações disponibilizadas no documento, os autores denotam que diante do contexto dinâmico que estamos vivendo, no qual os indicadores epidemiológicos e as recomendações clínicas e de biossegurança podem sofrer modificações, é importante que toda a comunidade interessada esteja atenta às possíveis atualizações e alterações relacionadas ao tema.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Fiocruz



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