- 13 de agosto de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Cuidado materno e neonatal seguro é tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, desde 2019, é celebrado no dia 17 de setembro em todo o mundo. Para o ano de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema “Cuidado materno e neonatal seguro”, colocando no centro da atenção a assistência obstétrica e neonatal, exortando todas as partes interessadas a “Agir agora para um parto seguro e respeitoso!”.
Um dos motivos da escolha da OMS para este tema é que aproximadamente 810 mulheres morrem diariamente no mundo de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Além disso, cerca de 6700 recém-nascidos morrem diariamente, o que representa 47% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos. Somado a esta estatística, temos ainda cerca de 2 milhões de mortes de bebês todos os anos e, destas, 40% ocorrendo durante o trabalho de parto.
Leia também: 17 de Setembro – O Dia Mundial da Segurança do Paciente!
Considerando, assim, a expressiva carga de riscos e danos aos quais as mulheres e recém-nascidos estão expostos devido à assistência insegura agravada pela interrupção dos serviços essenciais de saúde causada pela pandemia COVID-19, o tema da campanha deste ano é ainda mais significativo.
Felizmente, a maioria dos natimortos, das mortes maternas e neonatais podem ser evitadas por meio da prestação de cuidados seguros e de qualidade por profissionais de saúde qualificados que trabalham em ambientes de apoio seguros. Contudo, isso só pode ser alcançado por meio do envolvimento de todas as partes interessadas e da adoção de sistemas de saúde abrangentes e abordagens baseadas nas necessidades da comunidade.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi estabelecido em 2019 para melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para aumentar a segurança e reduzir, assim, os danos ao paciente.
Para este ano, os objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente são:
- Aumentar a conscientização global sobre as questões de segurança materna e neonatal, especialmente durante o parto;
- Envolver as várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança materna e neonatal nas instituições de saúde;
- Solicitar ações urgentes e sustentáveis de todas as partes interessadas para intensificar os esforços, alcançar os não alcançados e garantir cuidados maternos e neonatais seguros, especialmente durante o parto;
- Defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos a todas as mulheres e recém-nascidos durante o parto;
Durante os desafios contínuos da pandemia COVID-19, uma combinação de atividades virtuais e outras estão sendo planejadas pela OMS para observar e celebrar o dia no mês de setembro. A marca registrada da campanha global é iluminar monumentos icônicos, marcos e locais públicos na cor laranja. É possível também que as organizações compartilhem com a OMS as ações planejadas para este dia em seu site.
No Brasil, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) disponibilizou em seu site material para download a fim de apoiar as instituições de saúde nesta data.
Desta forma, a OMS apela a todas as partes interessadas – governos, organizações não governamentais, organizações profissionais, sociedade civil, organizações de pacientes, universidades e institutos de pesquisa – a se juntarem à campanha global iluminando monumentos icônicos em laranja e organizando atividades e eventos internacionais, nacionais e locais no dia 17 de setembro de 2021 e/ou durante sua semana, a fim de aumentar a conscientização e acelerar as ações necessárias para garantir um parto seguro e respeitoso, que é o que merecem todas as mães e bebês.
Jenifer Lopes
Avaliadora do Staff Operacional do Grupo IBES
Fonte da imagem: Freepik
Referências: WHO. World Patient Safety Day 2021