- 10 de agosto de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que é ONA – Organização Nacional de Acreditação?
A ONA – Organização Nacional de Acreditação é uma organização não-governamental de abrangência em todo o território nacional, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos padrões e requisitos de qualidade e segurança aplicáveis a diversos tipos de organizações e serviços de saúde. Ou seja, é a grande responsável pela criação e gestão da maior metodologia de acreditação atuante no Brasil.
A ONA foi criada em 1999, com o apoio da OPAS – Organização Panamericana de Saúde (através do acordo de cooperação técnica com a Federação Latino-Americana de Hospitais que deu origem à primeira publicação sobre o tema acreditação, direcionada aos países da América Latina e Caribe) e outros importantes stakeholders. O objetivo era que as instituições de saúde no Brasil adotassem práticas de gestão e assistenciais para a melhoria do cuidado ao paciente.
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Atualmente, cerca de 80% das instituições acreditadas no país adotam a Metodologia de Acreditação da ONA.
Além de referência nacional, os padrões do Manual ONA e a ONA como Organização são reconhecidos pela ISQua – International Society for Quality in Health Care, atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Canadá.
Os padrões ONA podem ser adotados por:
- Hospitais
- Ambulatórios
- Laboratórios
- Serviços de Pronto Atendimento
- Home Care
- Serviços Oncológicos
- Serviços de Medicina Hiperbárica
- Serviços de Hemoterapia
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços Odontológicos
- Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
- Serviços de Dietoterapia
- Serviços de Manipulação
- Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
- E muitos outros!
A partir de janeiro de 2022, o novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), edição 2022/2025 incluirá 6 novas subseções:
- Odontologia,
- Atenção domiciliar
- Oftalmologia,
- Atenção primária,
- Atendimento Pré Hospitalar e Remoção Inter Hospitalar e
- Telemedicina.
O serviço de anatomia patológica, que já era contemplado em edições anteriores, recebeu maior destaque fazendo parte das Normas de Avaliação.
Missão da ONA
“Aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação”.
Valores da ONA
- Transparência em suas ações
- Respeito individual e coletivo
- Confidencialidade
- Aperfeiçoamento contínuo
- Desenvolvimento participativo
- Credibilidade
- Sustentabilidade como fator de crescimento
Visão da ONA
“Tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde.”
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: ONA