- 7 de julho de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
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Como planejar um programa de auditorias clínicas
Um programa de auditorias clínicas, para que seja efetivo e gere as melhorias desejadas nas organizações de saúde, deve ter todos os passos muio bem planejados estruturados. Confira aqui quais são eles:
1. Preparando a auditoria clinica
- Envolva as partes interessadas, incluindo consumidores, no processo
- Selecione um tópico (com base no custo, volume, risco para os consumidores, sério problema de qualidade, reclamações, evidências disponíveis, capacidade de mudança, prioridade, diretrizes ou políticas)
- Defina o objetivo da auditoria (melhoria, aprimoramento, garantia qualidade ou estímulo à mudança)
- Estabeleça ou ative as estruturas necessárias (comitês e reuniões, sistemas de feedback)
- Identifique habilidades e pessoas necessárias para realizar a auditoria
- Forneça treinamento para a equipe de auditoria, conforme necessário (gerenciamento de projetos, habilidades de auditoria, gestão de mudanças, coleta e análise de dados e habilidades de facilitação)
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2. Selecionando o critério
- Definição de critérios (mensuráveis) e padrões (nível de desempenho ou cuidado a ser alcançado) contra o qual avaliar o processo e / ou resultado do atendimento.
- Desenho de critérios de diretrizes existentes e / ou avaliações sistemáticas
- Critérios de priorização (com base nas evidências da pesquisa)
- Tornar os critérios explícitos e submetê-los a pares externos
3. Medindo níveis de atuação
- Identificar os dados a serem coletados (tipo de paciente e caso, profissionais de saúde e seu envolvimento, período de tempo),
- Determinar o tamanho da amostra, fontes de dados, ferramentas de extração de dados e técnicas, treinamento de revisor e método de análise
4. Implementando a melhoria
- Identificar o nível e localização da mudança (organizacional, grupo, indivíduo); as barreiras para a mudança estabelecendo o ambiente para a auditoria; e envolvendo as partes interessadas
5. Sustentando a melhoria
- Monitoramento e avaliação de mudanças
- Manter e reforçar a mudança.
Fonte da imagem: Freepik