- 26 de junho de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Vantagens e desvantagens da metodologia de Auditoria Clínica
A auditoria clínica é vista como uma abordagem para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. Seu desenvolvimento no Reino Unido estava ligado a desejo dos médicos de melhorar o atendimento médico, chamando a atenção para a qualidade na prestação de cuidados: na tese isso impediria uma prática ineficaz.
A auditoria clínica foi introduzida em todo o NHS do Reino Unido em 1990. Preocupações sobre a eficácia da atividade de melhoria da qualidade clínica não se limitam ao Reino Unido e têm sido expressas em outras partes do mundo, mais notavelmente nos Estados Unidos.
A necessidade de alta qualidade de auditoria clínica recebeu um novo ímpeto através do advento da governança clínica, a qual foi introduzida recentemente no NHS do Reino Unido para indicar a integração da melhoria da qualidade clínica com o desempenho profissional e de serviço em todos os níveis. A qualidade clínica agora deve estar integrada com o controle financeiro e desempenho de serviço em todos os níveis das organizações que prestam cuidados de saúde.
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A auditoria clínica é um dos poucos mecanismos com elementos comuns igualmente aplicáveis à tomada de decisão clínica e à eficiência organizacional. Isso sugere que, para a governança clínica atingir os objetivos de melhoria contínua da qualidade, deve-se dar atenção às opiniões dos médicos e profissionais de saúde sobre a auditoria e para aqueles fatores que demonstram que a auditoria permite ser desenvolvida.
A variedade e escopo de estudos ilustram a evolução gradual da auditoria em ser uma atividade especializada exclusiva apenas de médicos para um que é muito mais generalizado, abrangendo todas as disciplinas. No entanto, as descobertas também sugerem que a profundidade do envolvimento em todos os cuidados de saúde ainda é desigual – atividade significativa ainda é amplamente direcionada a entusiastas.
DEFINIÇÕES DE AUDITORIA
“A análise sistemática e crítica da qualidade de cuidados médicos, incluindo os procedimentos usados para diagnóstico e tratamento, o uso de recursos, o resultado e a qualidade de vida para o paciente”
Ou
“Auditoria é o processo de revisão da entrega de cuidado para identificar deficiências para que elas possam ser remediadas”
VANTAGENS DA AUDITORIA CLÍNICA
Os benefícios percebidos da auditoria clínica podem ser amplamente discutidos sob os títulos de melhorias no atendimento ao paciente, e da qualidade do serviço prestado.
Vários estudos relataram que os médicos sentiram que se beneficiaram da auditoria por meio de melhorias na comunicação entre grupos profissionais e aumento da satisfação e conhecimento.
Mudanças no comportamento de prescrição foram atribuídas ao fato de que os médicos foram capazes de controlar o processo de auditoria usando seus próprios valores e atitudes, e ser capaz de comparar sua própria prática com a de colegas e autoridades externas, fornecendo um poderoso ímpeto para mudar o comportamento.
Além disso, a auditoria foi vista como essencial para promover a comunicação entre parceiros e como um estímulo para aprender com o comportamento dos colegas. Esses benefícios adicionais da auditoria podem aumentar o entusiasmo permanente.
Benefícios para o atendimento ao paciente e prestação de serviços foram comumente identificados em estudos. Os benefícios centrados no paciente foram melhorias no atendimento ao paciente, melhoria da satisfação do paciente e melhor feedback ao paciente. Benefícios centrados no médico e profissionais de saúde incluíram maior conhecimento, satisfação, desempenho, e trabalho em equipe. No geral, no entanto, as atitudes foram amplamente positivas e estavam relacionadas com a experiência em auditoria; quanto mais experiência de auditoria mais positiva é a atitude.
DESVANTAGENS DA AUDITORIA CLÍNICA
O suporte para auditoria clínica não tem sido universal e mesmo aqueles entusiasmados com a mesma reconheceram certas desvantagens. Sellu sugeriu que uma das principais razões pelas quais a auditoria naufragou é que os médicos não estão convencidos de que ela melhora a qualidade. Adicionalmente, há medo de litígio e isolamento profissional.
Maior carga de trabalho
Muitos estudos relatam que os médicos pensam que auditoria prejudica o trabalho clínico à custa de atendimento ao paciente, com redução e desqualificação da atividade baseada na prática. Consequentemente, alguns pensam que a auditoria é uma perda de tempo, e que os recursos seriam melhores gastos no atendimento ao paciente. Outros pensam ser irrelevante e não faz parte de seu trabalho.
Ameaça profissional
As principais barreiras à auditoria clínica podem ser amplamente classificadas em cinco títulos principais, a seguir:
- falta de recursos,
- falta de experiência ou aconselhamento em concepção e análise do projeto,
- relacionamentos entre grupos e membros do grupo,
- falta de um plano geral para auditoria e
- impedimentos organizacionais.
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Fonte: G Johnston, I K Crombie, H T O Davies, E M Alder, A Millard. Reviewing audit: barriers and facilitating factors for eVective clinical audit. Quality in Health Care 2000;9:23–36