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A acreditação do setor de saúde é considerada uma ferramenta importante para melhorar a qualidade do atendimento; no entanto, a literatura que avalia a eficácia da acreditação internacionalmente é mista.

A acreditação oferece oportunidades significativas para impulsionar a melhoria no atendimento ao paciente. No entanto, o processo de acreditação, a depender da maturidade e determinação da instituição, pode ser demorado, especialmente se o sistema de acreditação não for maximizado para impulsionar a melhoria no atendimento e reduzir os danos.

Um estudo explorou e avaliou os efeitos da regulamentação e acreditação em setores não relacionados à saúde, com o objetivo de fornecer aprendizados relevantes para a saúde. Houve aprendizados importantes de outras indústrias, que podem transformar a acreditação com o objetivo de maximizar as melhorias no atendimento ao paciente. A revisão da literatura foi realizada avaliando-se modelos de Acreditação / Regulamentação de Bancos e Finanças, Educação, Manufatura, Energia Nuclear e Aviação.

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A revisão demonstrou que o sistema de Acreditação em saúde está menos maduro do que o que se vê em outras indústrias. Existem 5 aprendizados importantes com esta revisão de outras indústrias:

1. Avaliar a segurança requer também avaliação da melhoria da qualidade e cultura.
2. Uma caixa de ferramentas diversa deve estar disponível para os reguladores avaliarem a melhoria e a cultura.
3. A regulamentação e a acreditação devem identificar e abordar os principais riscos e lacunas no desempenho operacional.
4. Devem ser aprendidas, pela área de saúde, as lições das indústrias de alto e baixo risco.
5. Os modelos de regulamentação não foram testados adequadamente pela implementação, de modo que a avaliação dos sucessos ou fracassos não foi tão científica quanto poderia ter sido.

A grande proporção de recursos dedicados à acreditação de hospitais deve ser maximizada para impulsionar a melhoria no atendimento ao paciente. A prática de regulamentação e acreditação em outros setores pode gerar aprendizados aplicáveis aos cuidados de saúde. Nenhum modelo é perfeito em todas as condições ou contextos.

Além disso, existem diferenças importantes entre os setores de saúde e outros, nos domínios da cultura, autonomia profissional e foco e empoderamento do cliente. O estudo fornece lições importantes dos sistemas regulatórios mais maduros em outras indústrias e apresenta uma oportunidade de conduzir um melhor atendimento aos pacientes.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: M Daly, E Willims, K Brubakk, P Barach. LOTS TO LEARN: ACCREDITATION LESSONS FROM OTHER INDUSTRIES. International Journal for Quality in Health Care, Volume 29, Issue suppl_1, September 2017, Pages 30–31

 



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