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Estamos chegando ao final desse ano recheado de muitas situações inesperadas, inusitadas e contingenciais. Provavelmente muitas empresas já estão finalizando seus processos de planejamento estratégico para o próximo ciclo, que traz consigo uma carga de incertezas não observadas há muito tempo, fazendo com que as instituições passem a buscar estratégias alternativas para que suas metas sejam as mais aderentes possíveis aos novos desafios que ainda enfrentaremos.

VUCA é o Acrônimo que vem sendo utilizado já há algum tempo para descrever os últimos anos enfrentados pela humanidade, formado pelos termos: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Em 2020, este acrônimo vem sendo substituído, de tão volátil e incerto por si mesmo. Agora, passou-se a considerar o mundo BANI, em português FANI – Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível.

Com estas descrições, não é difícil imaginar o tamanho do desafio das lideranças para o próximo período. A única certeza, é que nesse momento de revisão e projeção, o assunto “redução de custo” está em pauta. Mas há formas e “formas” de se fazer reduções sem comprometer as operações, a qualidade ou os resultados da empresa em busca de crescimento.

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Trago aqui alguns pontos de reflexão que devem ser levados em consideração pela gestão, antes de finalizar os planejamentos organizacionais:

1 – Metas de curto prazo. Avalie as suas estratégias e estruturas considerando cenários de períodos de menor tempo, com avaliação imediata de esforços versus resultados, de modo que, caso necessário, essas estratégias possam ser corrigidas. A utilização de OKR’s (Objective and Key Results) e o mindset das metodologias ágeis podem ajudar nessa linha de raciocínio.

2 – A priorização de demandas por ciclos de períodos curtos irá ajudar a Instituição a focar os seus recursos nas demandas que trazem mais resultados imediatos, evitando manter as demandas de longo prazo mesmo que com baixo custo, imaginando que lá na frente valerá voltar a investir.

3 – Ter fluxo de caixa nesse momento é prioridade! É importante avaliar os itens que trarão resultados reais na demonstração de lucros e perdas financeiras e trarão fôlego para continuar a jornada. Além de avaliar as reduções de custos fixos e variáveis, como infraestrutura e níveis de serviço, vale a pena avaliar a oportunidade de receitas com vendas de ativos subutilizados ou não utilizados.

4 – Sabe-se que em alguns momentos pode ser necessária a redução no quadro de pessoal, porém estes devem ser planejados cuidadosamente e realizados em apenas um ciclo. Assim, evita-se ruídos e desmotivações entre os profissionais que permanecem. Também deve ser considerado como prioridade a transparência das comunicações quanto aos motivos dos desligamentos e dos passos que a empresa está tomando para garantir o crescimento e a estabilidade dos demais empregos.

5 – Aposte em estratégias de comunicação e engajamento com a sua equipe. Demonstre interesse real sobre a situação pessoal e profissional de cada um, tanto em relação às estruturas e ferramentas adequadas para o trabalho, quanto em relação à saúde emocional. Desenvolver um senso de time, envolvendo todos em torno de seus papéis e um propósito comum para buscar em conjunto novas oportunidades de crescimento.

6 – Ofereça ao seu time oportunidades de desenvolvimento profissional, planeje trilhas de conhecimento que estejam alinhadas às estratégias da empresa, visando o fortalecimento dos resultados e o engajamento do time.

7 – Esteja atento às propostas e sugestões das pessoas à sua volta e identifique oportunidades de inovar em seus processos de forma leve. Estar alinhado com o time e oferecer oportunidades de rever processos através das ferramentas como Design Thinking e Lean podem impulsionar o seu negócio e reduzir desperdícios que representarão a diferença para o sucesso em 2021.

Sejam quais forem os seus desafios nesse momento, nosso objetivo é transformar o sistema de saúde. Conte com o Grupo IBES para caminharmos juntos nessa jornada de transformação, desenvolvendo o mindset ágil em sua estrutura e capacitando o seu time para a alta performance

 

Um abraço e até a próxima!

Autor: André Pádua

Sobre o autor: Profissional certificado em metodologias Ágeis, Pós Graduado em Gestão de TI, com experiência de mais de 15 anos na área de Tecnologia em empresas de grande porte das áreas financeira e varejo, atuando com Gestão Estratégica de Fornecedores, Gestão de Processos, Governança, Controladoria, Gestão Orçamentária e Desenvolvimento de Sistemas.

Fonte da imagem: Freepik



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