- 8 de dezembro de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
As máscaras são uma medida fundamental para suprimir a transmissão e salvar vidas. Elas devem ser usadas como parte de uma abordagem abrangente, incluindo distanciamento físico, evitando aglomerações de pessoas, assegurando boa ventilação, limpeza das mãos, etiqueta para contenção de espirros e tosse e muito mais.
Dependendo do tipo, as máscaras podem ser usadas para proteção de pessoas saudáveis ou para prevenir a transmissão posterior.
Quem deve usar que tipo de máscara?
Máscaras médicas (cirúrgicas) são recomendadas para:
- Profissionais de saúde em ambientes clínicos.
- Qualquer pessoa que não se sinta bem, incluindo pessoas com sintomas leves, como dores musculares, tosse leve, dor de garganta ou fadiga.
- Qualquer pessoa que esteja aguardando os resultados do teste COVID-19 ou cujo teste seja positivo
- Pessoas que cuidam de alguém com suspeita ou caso confirmado de COVID-19 fora das unidades de saúde.
- Máscaras médicas também são recomendadas para os seguintes grupos, porque eles correm um risco maior de adoecer gravemente com COVID-19 e morrer:
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Pessoas de qualquer idade com problemas de saúde subjacentes, incluindo doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, câncer, obesidade, pacientes imunocomprometidos e diabetes mellitus.
- Máscaras de tecido não médicas podem ser usadas pelo público em geral com idade inferior a 60 anos e que não apresenta problemas de saúde subjacentes.
Leia também: Faça sua máscara caseira e ajude a evitar a disseminação do coronavírus
Quando as máscaras devem ser usadas pelo público em geral?
- Em áreas onde o vírus está circulando, máscaras devem ser usadas quando você estiver em ambientes lotados, onde você não pode estar a pelo menos 1 metro de outras pessoas e em salas com ventilação insuficiente ou desconhecida Nem sempre é fácil determinar a qualidade da ventilação, que depende da taxa de mudança de ar, recirculação e ar fresco externo. Então, se você tiver alguma dúvida, é mais seguro simplesmente usar uma máscara.
- Você deve sempre limpar as mãos antes e depois de usar uma máscara e antes de tocá-la enquanto a usa.
- Enquanto estiver usando uma máscara, você ainda deve manter distância física dos outros tanto quanto possível. Usar máscara não significa que você pode ter contato próximo com as pessoas.
- Para ambientes públicos internos, como shopping centers movimentados, edifícios religiosos, restaurantes, escolas e transporte público, você deve usar uma máscara se não puder manter distância física dos outros.
- Se vier a sua casa um visitante que não seja membro da família, use uma máscara se não puder manter uma distância física ou se a ventilação for insuficiente.
- Quando estiver no ambiente externo, use uma máscara se não puder manter distância física dos outros. Alguns exemplos são mercados movimentados, ruas movimentadas e paradas de ônibus.
Devo usar uma máscara durante o exercício?
- Mesmo quando você está em uma área de transmissão COVID-19, máscaras não devem ser usadas durante atividades físicas vigorosas devido ao risco de reduzir sua capacidade respiratória. Não importa o quão intensamente você se exercite, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas e, se estiver dentro de casa, certifique-se de que haja ventilação adequada.
- Verifique se há filtragem, respirabilidade e ajuste ao escolher uma máscara de tecido. Deve ser mantido no lugar confortavelmente com poucos ajustes usando elásticos ou laços. Existem diferentes formatos de máscara, como dobra achatada ou bico de pato – encontre aquela que se ajusta bem ao nariz, bochechas e queixo. Quando as bordas da máscara não estão próximas ao rosto e se deslocam, como ao falar, o ar penetra pelas bordas da máscara em vez de ser filtrado pelo tecido. Máscaras com aberturas ou válvulas de exalação não são recomendadas porque permitem que o ar não filtrado escape da máscara.
As máscaras de tecido devem ser feitas de três camadas de tecido:
- Camada interna de material absorvente, como algodão.
- Camada intermediária de material não tecido não absorvente, como polipropileno.
- Camada externa de material não absorvente, como poliéster ou mistura de poliéster.
- Se comprar uma máscara de tecido em uma loja, verifique se ela atende aos padrões de desempenho nacionais.
Como colocar e usar uma máscara de tecido:
- Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um produto para esfregar à base de álcool ou água e sabão.
- Inspecione a máscara para ver se há rasgos ou orifícios, não use uma máscara que esteja danificada.
- Ajuste a máscara para cobrir a boca, nariz e queixo, sem deixar fendas nas laterais.
- Coloque as alças atrás da cabeça ou orelhas. Não cruze as alças, pois isso pode causar fissuras nas laterais do rosto.
- Evite tocar na máscara enquanto a usa. Se você tocar, limpe suas mãos.
- Troque sua máscara se ela ficar suja ou molhada.
Como tirar e guardar uma máscara de tecido:
- Limpe as mãos antes de tirar a máscara.
- Retire a máscara removendo-a das alças de orelha, sem tocar na parte frontal da máscara.
- Se sua máscara de tecido não estiver suja ou molhada e você planeja reutilizá-la, coloque-a em um saco plástico limpo que pode ser fechado novamente. Se precisar usá-la novamente, segure a máscara pelas alças elásticas ao removê-la da bolsa. Limpe sua máscara uma vez por dia.
- Limpe as mãos após remover a máscara.
Como limpar uma máscara de tecido:
- Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente e de preferência com água quente (pelo menos 60 graus centígrados) pelo menos uma vez por dia.
- Caso não seja possível lavar a máscara em água quente, lave-a com sabão / detergente e água em temperatura ambiente, fervendo a máscara por 1 minuto.
Dicas gerais:
- Certifique-se de limpar as mãos antes de tocar na máscara.
- Certifique-se de ter sua própria máscara e não a compartilhe com outras pessoas.
- Resista à tentação de puxar a máscara até o queixo ou tirá-la ao falar com outras pessoas.
- Não guarde a máscara em volta do braço ou pulso, nem a puxe para baixo para descansar em volta do queixo ou pescoço. Em vez disso, armazene-o em um saco plástico limpo.
A OMS recomenda o uso de luvas na comunidade para prevenir a transmissão de COVID-19?
- Não, a OMS não recomenda o uso de luvas por pessoas da comunidade. Em vez disso, a OMS incentiva a instalação de postos públicos de higiene das mãos na entrada e saída de locais públicos, como supermercados ou edifícios públicos / privados. Isso ajuda a reduzir os germes trazidos pelas mãos das pessoas. Ao melhorar amplamente as práticas de higiene das mãos, os países podem ajudar a prevenir a propagação do vírus COVID-19 e outras infecções.
FONTE: WHO. Mask use in the context of COVID-19. Interim guidance. 1 December 2020
Fonte da imagem: Freepik