- 13 de novembro de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Como contribuição para facilitar o acesso às evidências disponíveis, bem como à identificação de lacunas no conhecimento, a Rede MTCI Américas, o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIn) e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas – MTCI em mapas de evidências; com o objetivo de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências.
Os mapas de evidências apresentam, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de sistemas médicos e métodos terapêuticos MTCI para problemas de saúde específicos. Os mapas são elaborados em um processo que envolve uma busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos de acordo com os critérios de inclusão e subsequente caracterização.
Leia também: Novas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
O mapa de evidências é apresentado em uma plataforma on-line interativa que permite aos usuários identificar evidências existentes. Nas células da matriz, os círculos localizados nas intersecções entre as intervenções e os resultados representam os estudos identificados. O tamanho do círculo representa o volume de estudos. A cor dos círculos representa o nível de confiança (alto, moderado, baixo) de acordo com uma qualificação metodológica dos estudos incluídos no mapa. Os estudos de revisão são avaliados usando a ferramenta AMSTAR2 (Measurement Tool to Assess Systematic Reviews). Quando o mapa inclui revisões e estudos primários, a classificação do nível de confiança é predefinida de acordo com os tipos de estudo.Em cada tópico há um link para esses estudos que levam aos textos completos (se disponíveis abertamente) ou aos registros em um banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). É possível filtrar as evidências por tipo, país, efeito (positivo, negativo) e população.
Contribuições das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) no contexto da pandemia de COVID-19
Este mapa apresenta uma visão geral das possíveis contribuições das MTCI na pandemia do COVID-19. Essas contribuições estão organizadas em três categorias: imunidade/efeito antiviral contra vírus respiratórios; tratamento complementar de sintomas de infecções respiratórias; e saúde mental. Para a criação do mapa foram caracterizados 126 estudos de revisão e estudos clínicos controlados, distribuídos em uma matriz com 62 intervenções classificadas nas três categorias mencionadas. As intervenções representam especialmente as plantas medicinais/ fitoterapia, medicina tradicional chinesa, terapias mente-corpo como meditação e ioga, probióticos e suplementos nutricionais, além de medicamentos dinamizados, homeopáticos e antroposóficos.
Nota de esclarecimento: Até a data de publicação deste mapa, NÃO HÁ EVIDÊNCIA de tratamentos específicos para COVID-19, este trabalho foi uma revisão da literatura, que organiza informações úteis sobre o manejo dos sintomas (especialmente na dimensão da saúde mental e sintomas leves de infecções respiratórias virais), bem como no fortalecimento do sistema imunológico. Esta informação é dirigida a pesquisadores e profissionais de saúde especializados em MTCI/PICS para orientar novas investigações, mas não necessariamente para apoiar um protocolo de recomendações terapêutica.
Qualquer suspeita de infecção por COVID-19 deve seguir os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde de cada país / região.
Efetividade Clínica da Fitoterapia e Plantas Medicinais para Cicatrização e Doenças Agudas
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para cicatrização e doenças agudas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 16 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Efetividade Clínica da Acupuntura
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Acupuntura para desfechos em saúde. A partir de uma ampla busca bibliográfica (PubMed e BVS) foram incluídos no mapa 171 estudos de revisão (48 sistemáticas e 123 revisões sistemáticas com metanálise). Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores da área de Acupuntura.
Efetividade Clínica da Prática da Meditação
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Meditação para diversas condições clínicas e de saúde da população em geral. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados, foram incluídos no Mapa 191 revisões (78 revisões sistemáticas, 110 metanálises, 2 metassínteses e 1 revisão integrativa). Sobre os tipos de meditação: 147 revisões avaliaram resultados a partir de técnicas de mindfulness ou derivados, 34 revisões avaliaram meditação geral, 8 revisões meditação transcendental, 3 revisões técnicas de compaixão e 1 revisão avaliou práticas de atenção focada. Todos os estudos foram selecionados, avaliados, caracterizados e categorizados por pares de pesquisadores da área de Meditação.
Efetividade Clínica da Prática do Yoga
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos clínicos da prática do Yoga em diversas condições de saúde, qualidade de vida e bem-estar. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 150 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores em Yoga.
Efetividade Clínica das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Saúde Mental e Qualidade de Vida
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Saúde Mental e Qualidade de Vida. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 37 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Efetividade Clínica das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Distúrbios Metabólicos e Fisiológicos
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Distúrbios Metabólicos e Fisiológicos. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 48 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Efetividade Clínica das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Doenças Crônicas e Dor
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para dor e doenças crônicas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 49 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Aplicação clínica da Ozonioterapia Bucal
Este mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Ozonoterapia Bucal para várias condições clínicas e de saúde das pessoas a partir da caracterização de 15 estudos de revisão, distribuídos graficamente em uma matriz com 6 intervenções em uma série de resultados clínicos agrupados em 9 categorias. A maioria dos estudos concentra-se na intervenção com água ozonizada tópica e mistura gasosa oxigênio-ozônio tópica aplicada no tratamento de cárie, dor, cicatrização e inflamação. Pesquisadores do Centro de Excelência Prótese Implante da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) colaboraram com a construção deste mapa.
Efetividade Clínica da Shantala
O Mapa apresenta as evidências sobre efetividade clínica da Shantala sistematizada a partir de 38 estudos de revisões. A maioria das evidências concentra-se em massagem terapia aplicada em recém-nascidos internados por profissionais de saúde para os seguintes desfechos: redução de dor, melhora do crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, tempo de internação hospitalar, imunidade, estresse e qualidade do sono.
Efetividade Clínica da Reflexologia
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Reflexologia para diversas condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados entre 2000 e 2019, foram incluídas no Mapa 18 revisões sistemáticas, que foram avaliadas, caracterizadas e categorizadas pelo Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal de São Paulo (GPPIC/Unifesp).
Efetividade Clínica das Práticas Mente e Corpo da Medicina Tradicional Chinesa
O mapa apresenta visão geral das evidências sobre os efeitos das Práticas Mente e Corpo da Medicina Tradicional Chinesa para diversas condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados, entre 1989 e 2019, foram incluídas no Mapa 180 revisões sistemáticas, que foram avaliadas, caracterizadas e categorizadas pelo Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares (GPPIC/Unifesp).
Efetividade Clínica da Auriculoterapia
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Auriculoterapia para diferentes condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 38 estudos de revisão sistemática, revisão integrativa, revisão de escopo e metanálise. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados em 4 grupos de intervenções: Acupressão, Auriculopuntura, Eletropuntura e Fotobioestimulação. Este mapa contou com a colaboração de um grupo de pesquisadores coordenados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Efetividade Clínica da Ozonioterapia Médica
Este mapa apresenta uma visão geral das evidências e lacunas existentes sobre os efeitos da Ozonioterapia Médica para diversas condições clinicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados entre 2000 e meados de 2019, foram incluídas no mapa 14 revisões sistemáticas. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados pela Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM) e contou com o apoio da World Federation of Ozone Therapy (WFOT).
Sobre o primeiro mapa de evidências – Ozonoterapia Médica.
Fonte da notícia: BVS MTCI