[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) participou no Dia Mundial da Alimentação, do lançamento da Cartilha de Orientações para Doação de Alimentos – Lei Federal 14.016/2020. O material é uma construção coletiva de diversas entidades da sociedade civil do Rio Grande do Sul que trabalham no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

As nutricionistas e conselheiras do CRN-2, Ivete Regina Ciconet Dornelles, Miriam Nardi e Rosângela Lenger atuaram ativamente na elaboração da cartilha, assim como diversos nutricionistas de outras entidades. A publicação tem como objetivo, ser um instrumento orientativo para a aplicação da Lei Federal nº 14.016, de 23 de junho de 2020, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes para o consumo humano, visando evitar que as doações venham a originar Doenças Transmitidas pelos Alimentos (DTAs).

Leia também: Doenças transmitidas por alimentos: o que o profissional de saúde precisa saber

Uma das preocupações das autoras trata da população em vulnerabilidade social, em risco nutricional e alimentar e que está à margem dos programas governamentais. A cartilha serve para auxiliar quem doa e quem recebe os alimentos, quanto aos critérios mínimos que devem ser observados para que o alimento possa ser ofertado em condições de consumo.

Além do CRN-2, também participaram da elaboração do material as seguintes entidades: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável do Rio Grande do Sul; Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN); Banco de Alimentos Porto Alegre, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (Consea-RS); Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentáveis de São Leopoldo (COMSEA-São Leopoldo); Conselho de Alimentação Escolar de Porto Alegre (CAE); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul; Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência (STAS).

Para acessar a Cartilha de Orientações para Doação de Alimentos – Lei Federal 14.016/2020, clique aqui.

Fonte da imagem: Freepik
Fonte da notícia: CFN



Deixe um comentário