[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

palliative

Planejamento de cuidado antecipado (ACP) é um processo de discussão e registro das preferências dos pacientes para os cuidados no futuro, com o objetivo de orientar as decisões de saúde no final de vida.

 


 

Um estudo publicado no BMJ Supportive and Palliative Care explorou o impacto a longo prazo do ACP, através do uso de entrevista de acompanhamento qualitativo. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas usando síntese temática.

Três pacientes com uma doença limitante de vida (pulmonar ou doença cardíaca), associada a um grande hospital dinamarquês, e 7 parentes foram entrevistados um ano depois de participar de uma discussão ACP.

As experiências foram diversas. Alguns pacientes e familiares se sentiram “aliviados”, “mais seguros” e mais no controle devido à ACP.

Para alguns, a ACP tinha levado a uma comunicação aberta em vez de “rodeios”, e também propiciado passar mais tempo de qualidade juntos.

No entanto, outros perceberam a ACP como irrelevante. Alguns afirmaram que os desejos do paciente não tinha sido cumpridos, independentemente do ACP. Outros achavam que as questões de fim de vida não pode ser consideradas de forma realista até ‘”você estar no meio dela”, porque muitos fatores estão envolvidos.

O estudo revela grande diversidade de experiências do ACP, para paciente e familiares. O estudo desafia pesquisas anteriores que enfatizam a ACP como uma valiosa ferramenta para otimizar o atendimento. Também sublinha a importância da sensibilização para a natureza altamente individual de preferências e necessidades dos pacientes e familiares em matéria de informação, envolvimento e comunicação sobre os cuidados de final de vida.

 
images
 
FONTE: Andreassen, et al. The diverse impact of advance care planning: a long-term follow-up study on patients’ and relatives’ experiences. BMJ Support Palliat Care doi:10.1136/bmjspcare-2015-000886