- 25 de fevereiro de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O desempenho dos serviços pode melhorar com o mapeamento de processos?
O mapeamento de processos é uma ferramenta poderosa e fundamental para documentar as etapas de um processo – de forma geral ou detalhada. Esta prática permite:
- Identificar problemas
- Desenvolver soluções
- Avaliar a eficácia dessas soluções
- Promover o trabalho multidisciplinar
Há duas formas de realizar esse mapeamento:
- Mapeamento Empírico: observação das experiências cotidianas, despido de preconceitos.
- Mapeamento Convencional: discussão com toda a equipe sobre as percepções individuais para identificar os principais problemas.
Antes de iniciar esse processo, é necessário se certificar que as seguintes práticas já estão em vigor na instituição:
- Existência de uma equipe de linha de frente.
- Envolvimento de toda a equipe.
Com essas diretrizes, os benefícios indicam:
- Maior transparência dos processos institucionais.
- Identificação dos problemas e o nível de gravidade/emergência de cada um deles.
- Reflexão dos profissionais sobre seu papel no cuidado e sobre quais áreas podem ser aprimoradas.
- Visão panorâmica sobre o serviço prestado.
- Feedbacks: entendimento do paciente sobre sua experiência.
- Engajamento dos profissionais e pacientes.
Leia também: Mapeamento de processos: excelência no atendimento com produtividade
Para que a melhoria dos resultados seja percebida, demanda tempo e, portanto, é preciso que seja uma atividade regular e contínua.
Dessa forma, a instituição oferece um cuidado de excelência que privilegia o bem-estar do paciente, além de garantir a qualidade e a segurança do atendimento.
Fonte da imagem: Freepik