- 21 de fevereiro de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Os mapas de processos mostram uma série de eventos que produzem um resultado final, servindo como uma ferramenta de planejamento e gerenciamento que descreve visualmente o fluxo de trabalho.
Benefícios do mapeamento de processos
O mapeamento de processos visa que organizações melhorem a sua eficiência. Isso porque os mapas de processos:
- fornecem informações sobre um processo,
- ajudam as equipes a debater idéias para melhoria de processos,
- destacam os desperdícios,
- agilizam os processos de trabalho
- constroem o entendimento das atividades críticas e as que geram retrabalho
- permitem comunicar visualmente os detalhes importantes de um processo, em vez de escrever instruções extensas
- aumentam a comunicação e
- fornecem a documentação do processo.
Objetivo do mapeamento de processos
O mapeamento de processos identifica gargalos, repetições e atrasos. Eles ajudam a definir:
- limites do processo,
- propriedades do processo,
- responsabilidades do processo e
- medidas de eficácia ou métricas do processo.
Finalidade dos fluxogramas e mapas de processos:
- Aumentar a compreensão de um processo
- Analisar como um processo pode ser aprimorado
- Mostrar aos outros como é feito um processo
- Melhorar a comunicação entre indivíduos envolvidos no mesmo processo
- Fornecer documentação do processo
- Planejar projetos
Os mapas de processos podem economizar tempo e simplificar projetos porque:
- Criam e aceleram o design do projeto
- Fornecem comunicação visual eficaz de idéias, informações e dados
- Ajudam na resolução de problemas e tomada de decisão
- Identificam problemas e possíveis soluções
- Podem ser construídos de forma rápida e econômica
- Mostram os processos divididos em etapas e usam símbolos fáceis de seguir
- Mostram conexões e sequências detalhadas
- Mostram um processo inteiro do começo ao fim
Conclusão
Os mapas de processo ajudam a entender as características importantes de um processo, permitindo produzir dados úteis para usar na solução de problemas. Os mapas de processos permitem que você faça estrategicamente perguntas importantes que ajudam a melhorar qualquer processo.
Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da s