- 28 de agosto de 2019
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
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Um escritório ou núcleo da qualidade é uma instância criada por qualquer organização de saúde (hospitalar ou não) que tem como principal objetivo a coordenação e o monitoramento da atividades voltadas à gestão da qualidade.
Outros objetivos são:
- definir e implantar a política da qualidade (conjunto de diretrizes que definem como o objetivo será atingido)
- ser um catalisador da mudança da cultura da organização
- elevar a segurança e a qualidade dos processos
- mapear processos,
- mapear e gerenciar as interações sistêmicas dos processos
- definir, revisar, disponibilizar e validar procedimentos operacionais,
- criar fluxos de trabalho,
- capacitar pessoas sobre gestão da qualidade e acreditação
- coordenar a atuação de comitês/comissões institucionais
- estimular o uso de ferramentas da qualidade, especialmente pelos líderes dos processos.
- capacitar as pessoas para o uso e análise de indicadores de performance
- realizar auditorias internas
- realizar auditorias clínicas
- coordenar as atividades e visitas de avaliação voltadas para certificação e acreditação.
- acompanhar os objetivs estratégicos
- alinhar, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente, as ações voltadas à segurança do paciente (tais como protocolos de prevenção e tratamento, monitoramento e análise de eventos adversos, etc).
Usualmente é formado por um líder, analistas e outros profissionais de caráter administrativo, bem como profissionais que atuam na assistência ao paciente.
A quantidade e a capacitação/habilitação dos profissionais que trabalham no escritório da qualidade poderá variar de acordo com o tamanho e a complexidade da organização.