- 14 de agosto de 2019
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
De acordo com a ONA – Organização Nacional de Acreditação, a Acreditação é “um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde” Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”.
A Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada, para estimular a melhoria continua das organizações prestadoras de serviços de saúde.
A acreditação ajuda as organizações de saúde a:
- Identificar melhor seus pontos fortes e fracos
- Documentar sua capacidade de fornecer as funções principais e 10 Serviços Essenciais de Saúde Pública
- Promover a transparência
- Melhorar seus processos de gerenciamento
- Estimular a melhoria da qualidade e o gerenciamento de desempenho
- Aumentar sua responsabilidade para com os membros da comunidade, partes interessadas e formuladores de políticas
- Melhorar sua comunicação com a todas as partes interessadas: profissionais de saúde, operadoras de saúde, médicos e profissionais de saúde, secretarias de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, conselhos de classe, conselho de saúde, pacientes, cuidadores e familiares, etc.
- Ser mais competitivo e buscar oportunidades de financiamento com mais facilidade.
- Obter os benefícios financeiros do Fator de Qualidade da ANS – Agência Nacional de Saúde.
- Ser reconhecido no mercado pela qualidade e excelência dos serviços.
Referências:
ONA – Organização Nacional de Acreditação (website https://www.ona.org.br). Acesso em 12/08/2019.
PHAB annual evaluation data, 2017