- 18 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias
Procedimentos operacionais e protocolos na gestão da qualidade são meios utilizados para se formalizar atividades, condutas e diretrizes em formato documental, oferecendo o passo-a-passo a ser cumprido. Devem ser seguidos em todas as vezes, nas ações executadas pelos colaboradores e líderes responsáveis..
Tais documentos padronizados já são bastante desenvolvidos e utilizados no dia-a-dia de outras áreas, como a aviação, garantindo vôos mais seguros. Contudo, na saúde, ainda há barreiras para a sua implementação, relacionadas a:
- Medo da perda/redução da autonomia pela pessoa
- Falta de familiaridade com os protocolos e procedimentos
- Descrença que sua utilização será benéfica
- Falta de motivação para práticas de mudança.
Leia também: Quais são os 6 Protocolos Básicos de Segurança do Paciente que você precisa saber!
Estes procedimentos e protocolos são utilizados para garantir atividades mais previsíveis e sistematizadas, bem como um cuidado preciso e integral, sendo bastante detalhados. Desta forma, eles promovem:
- Uma base estável e confiável de informações
- Diretrizes seguras para áreas e práticas de maior risco
- Excelência do cuidado
- Segurança do cuidado
- Redução de erros, quase-erros e danos ao paciente
- Educação dos profissionais de saúde
- Compartilhamento de boas práticas entre instituições e países
- Gerenciamento eficaz dos recursos disponíveis
- Educação e participação do paciente no cuidado
- Sistema de saúde de alta qualidade.
Para o sucesso destas ferramentas, é necessário desenvolver paralelamente uma boa liderança e sistemas de apoio. Com todas essas práticas implementadas, os procedimentos operacionais e protocolos permitem que os colaboradores atuem de forma segura no cuidado ao paciente.
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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre melhoras no Protocolo de Sepse fora da UTI:
Referência:
World Health Organization. Patient Safety Workshop: LEARNING FROM ERROR. 2008.