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Engajar pacientes e familiares no tratamento é um dos pilares do Cuidado Centrado no Paciente. Estudos apontaram que uma prática de valorização e envolvimento do enfermo e seus cuidadore traz benefícios tanto individuais quanto gerais nas instituições:

  • Melhoria da qualidade e segurança
  • Melhoria dos resultados assistenciais
  • Aumento da satisfação e fidelização dos colaboradores
  • Melhoria da experiência do paciente
  • Melhoria do gerenciamento de tempo
  • Melhoria na comunicação entre colaboradores e com pacientes/familiares.

 

Leia mais em: 7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente

 

Esses resultados positivos são possíveis, através de várias estratégias de melhoria, tais como:

  • Educação do paciente sobre técnicas, escolhas possíveis, prós e contras de cada opção terapêutica
  • Escuta ao paciente, de forma que se sinta à vontade para se expressar
  • Estímulo ao comprometimento de todos os profissionais com o cuidado
  • Monitoramento e gerenciamento dos dados assistenciais
  • Troca de informações e experiência entre ambas as partes: pacientes/familiares e organização

 

Este processo é integrado e complexo, necessitando da participação de cada agente envolvido e da interligação entre eles para o sucesso completo.

 

Quer saber mais sobre ciclos de melhoria? Participe do “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE !


Confira também o vídeo abaixo! E acesse nosso canal no Youtube, Excelência em Saúde!

 

Referência:

Agency for Healthcare Research and Quality. How Patient and Family Engagement Benefits Your Hospital. 2017.



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