- 5 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias, Segurança do Paciente
Engajar pacientes e familiares no tratamento é um dos pilares do Cuidado Centrado no Paciente. Estudos apontaram que uma prática de valorização e envolvimento do enfermo e seus cuidadore traz benefícios tanto individuais quanto gerais nas instituições:
- Melhoria da qualidade e segurança
- Melhoria dos resultados assistenciais
- Aumento da satisfação e fidelização dos colaboradores
- Melhoria da experiência do paciente
- Melhoria do gerenciamento de tempo
- Melhoria na comunicação entre colaboradores e com pacientes/familiares.
Leia mais em: 7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente
Esses resultados positivos são possíveis, através de várias estratégias de melhoria, tais como:
- Educação do paciente sobre técnicas, escolhas possíveis, prós e contras de cada opção terapêutica
- Escuta ao paciente, de forma que se sinta à vontade para se expressar
- Estímulo ao comprometimento de todos os profissionais com o cuidado
- Monitoramento e gerenciamento dos dados assistenciais
- Troca de informações e experiência entre ambas as partes: pacientes/familiares e organização
Este processo é integrado e complexo, necessitando da participação de cada agente envolvido e da interligação entre eles para o sucesso completo.
Quer saber mais sobre ciclos de melhoria? Participe do “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE JÁ!
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Referência:
Agency for Healthcare Research and Quality. How Patient and Family Engagement Benefits Your Hospital. 2017.