- 5 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
A equipe de enfermagem está envolvida no cuidado em todas as áreas do sistema de saúde, 24 horas por dias, 7 dias por semana. A presença destes profissionais e o conhecimento técnico permite a eles desempenhar um papel crítico na segurança do paciente, tais como:
- Vigilância e monitoramento do paciente;
- Identificação e gerenciamento de riscos clínicos e não clínicos;
- Reconhecimento de situações que necessitam de melhorias.
Contudo desempenhar tais funções é desafiador. Conheça os desafios mencionados pelos próprios profissionais de enfermagem na garantia de segurança, segundo um importante estudo publicado sobre o tema:
- Ambiente de trabalho e problemas da força de trabalho: compreender como a organização é gerenciada, como a força de trabalho é utilizada e como se adapatr à cultura organizacional;
- Trabalho em equipe e comunicação: garantir a segurança na transição do cuidado, ter tempo disponível para executar o que deve ser feito;
- Perspectiva sobre a segurança do paciente: assegurar que estes profissionais de enfermagem são escutados e que a liderança em enfermagem discute com a equipe os dados de eventos adversos e indicadores;
- Perspectiva do paciente sobre sua segurança: integrar o paciente no cuidado para identificar e evitar erros, e opinar sobre o que é melhor para si;
- Tecnologia: para monitoramento e gerenciamento mais eficaz e troca de informações entre os profissionais;
- Cultura da culpa: ter abertura institucional para falar sobre erros, como a instituição lida com com estes incidentes e profissionais envolvidos.
Confira também: Rounds Intencionais de enfermagem como ferramenta para a Segurança do Paciente
Os colaboradores mostram-se preocupados com a qualidade e segurança do serviço, cujas preocupações podem ser resumidas em:
- Práticas inapropriadas da equipe;
- Profissionais inseguros;
- Impossibilidade de encontrar uma equipe qualificada;
- Problemas do sistema.
Para superar estes desafios e preocupações, visando garantir a segurança do paciente, é necessário desenvolver formas que assegurem a contribuição tanto dos colaboradores quanto das instituições de saúde, para assegurar práticas seguras.
Organizações que buscam a excelência e a segurança de seus processos possuem sistemas de gestão da qualidade efetivamente implementados. Saiba mais sobre o Curso do IBES que vai prover a expertise para a implementação de Escritórios da Qualidade em organizações de saúde e garanta a sua vaga já!
Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo de avaliação da assistência prestada por enfermeiros:
Referências:
Advisory Committee on Health Human Resources. Our health, our future: Creating quality workplaces for Canadian Nurses: Final report of the Canadian Nursing Advisory Committee. 2002.
Affonso, D.; Doran D. Cultivating discoveries in patient safety research: A framework. International Journal of Nursing Perspectives. 2002.