- 4 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
A ACSA é uma entidade certificadora de centros, serviços e unidades de saúde a qual visa, em seu programa, a melhoria contínua e a excelência do cuidado.
Esta entidade foi classificada em 2016 como independente e escolhida novamente para realizar a avaliação técnica em unidades de enfermidades raras. A iniciativa é parte do projeto Redes Europeias Referências (ERN), o qual visa:
- Garantir a disponibilidade dos tratamentos necessários independentemente da procedência do paciente;
- Criar redes de referência para intercâmbio de conhecimentos e experiências;
- Suprir assistência para enfermidades que exigem muitos recursos e conhecimentos especializados.
Durante a útlima semana de setembro, a ACSA avaliou 79 unidades de enfermidades raras europeias. Após a documentação, a entidade realizou visitas de avaliação em 300 instituições de referência em 26 países da União Europeia, dentre eles:
- Dinamarca;
- Alemanha;
- Finlândia;
- Itália;
- Holanda;
- Suécia;
- Polônia.
Leia também: ACSA consolida seu modelo em Portugal com a certificação de 36 novas organizações de saúde
Agora, a ERN quer seguir verificando o cumprimento dos 3 objetivos já mencionados acima nas unidades que o compõe, estendendo a avaliação técnica da ACSA a maior quantidade de entidades possível.
Devido à avaliação positiva da Agencia, a mesa de representantes dos países membros outorgaram um reconhecimento oficial destas redes e aprovaram a primeira relação de Redes Europeias de Referência e dos centros que a integram.
Tais redes atuam nas áreas de:
- Câncer;
- Genética;
- Onco-hematologia;
- Enfermidades neuro-degenerativas;
- Patologias pediátricas.
Interessado em certificar sua Organização de Saúde ou sua Unidade de Gestão Clínica dentro do seu Hospital ou Ambulatório? Entre em contato com a gente através do e-mail atendimento@ibes.med.br e saiba mais!
Você sabe o que é ACSA International? Descubra nos comentários de Aléxia Costa!
Referência:
Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía. Europa vuelve a encomendar a la Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía la evaluación de 79 unidades referentes en enfermedades raras. Setembro de 2018.