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O modelo de Cultura Justa prevê a criação de uma Cultura aberta e honesta baseada no aprendizado, projetando um sistema mais seguro e gerenciando escolhas comportamentais. Assim, este modelo encara os eventos como flexíveis e passíveis de mudança, podendo sempre ser aprimorados.

Este conceito surgiu, pela primeira vez em 1997, por John Reason o qual entendia Cultura Justa como a promoção de uma atmosfera de confiança além de encorajamento e recompensa de profissionais que oferecem este tipo de cuidado.

Com os anos, foram incorporados indicadores para avaliar esta cultura como:

  • Segurança do Paciente;
  • Cultura de Segurança;
  • Comportamentos individuais;
  • Riscos potenciais;
  • Resultados assistenciais.

 

A Cultura Justa analisa os erros na busca por soluções e por isso parte de duas premissas:

  1. Erros acontecem. Não tem como reduzi-los a 0;
  2. É necessário monitorar erros promovendo mudanças para prevenir os erros evitáveis;

 

Aprofunde-se no tema: Afinal, o que é “Cultura Justa” e como ela transforma as organizações de saúde?

 

Com essas constatações, a Cultura Justa é capaz de gerar vários impactos positivos:

  • Mudar as expectativas e comportamentos dos profissionais frente aos erros;
  • Criar um ambiente mais seguro;
  • Notificar erros, incidentes e eventos adversos;
  • Fomentar mudanças que oferecem maior segurança aos colaboradores e pacientes;
  • Fazer escolhas seguras;
  • Garantir que as práticas organizacionais se alinhem aos valores;
  • Promover o trabalho multidisciplinar;
  • Reduzir o sentimento de culpa e vergonha dos profissionais.

 

Tópicos sobre Cultura justa serão abordados no CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga!


Neste episódio, Aléxia Costa comenta métodos para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente:

 

Referência:

Marx, D. (2001). Patient Safety and the “Just Culture”: A Primer for Health Care Executives. New York, NY: Columbia University.

Marx, D. (2008). The Just Culture Algorithm. Outcome Engineering, LLC.

Reason, J. (1997). Managing the risks of organisational accidents. London: Ashgate Publishing.



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