- 11 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias
A fim de melhorar a segurança assistencial, várias organizações de saúde copiaram os sistemas de organizações altamente confiáveis de outros setores, como Energia Nuclear, Indústria Química e Operação Militar. As Organizações de Alta Confiabilidade (HRO) são bons exemplos que obtiveram sucesso quando adaptados a realidade de saúde.
Este sistema inclui as estruturas formais e práticas informais para compor um modelo novo cujos princípios são:
- Oferecer critérios aos colaboradores da linha de frente;
- Evitar hierarquia e formalização que inibe a flexibilidade e mantém recursos inativos;
- Respeito mútuo;
- Atenção;
- Espírito coletivo;
- Aprendizado a partir de experiências;
- Inovação;
- Dar sentido aos processos e experiências;
- Manutenção da dúvida.
São atividades importantes:
- Divisão da organização em subpartes;
- Designação dos papéis de cada colaborador/setor no processo;
- Formulação das estratégias e metas organizacionais;
- Formulação de políticas institucionais;
- Desenho e estruturação dos processos e práticas a serem aplicados, promovendo a cultura de segurança e comunicação interna.
Saiba também: Auditorias internas podem melhorar a experiência e a segurança do paciente
Assim, este sistema permite maior flexibilização, iniciativa dos colaboradores, responsabilidade com o aprendizado, resiliência e participação do corpo assistencial; além de redução de custos e preservação da segurança do enfermo.
Com esta mudança, as Organizações de Alta Confiabilidade transformam os conceitos estruturais em aplicações práticas e tornam os profissionais mais preparados para lidar com complicações rotineiras.
Embora o sistema da HRO siga os conceitos e estruturas citados acima, é impossível definir um modelo exclusivo, perfeito e único a ser aplicado em toda e qualquer instituição. Este arranjo irá variar de acordo com as intenções e funções de cada serviço oferecido e é essa possibilidade de adaptação um dos principais benefícios da prática.
Uma vez que as instituições têm um entendimento sistemático profundo sobre suas ações, impactos e objetivos, elas têm maiores chances de sustentar as estruturas e cultura interna, integrando todos os profissionais nesse movimento.
Organizações que buscam a excelência em a alta confiabilidade de seus processos possuem sistemas de gestão da qualidade efetivamente implementados. Saiba mais sobre o Curso do IBES que vai prover a expertise para a implementação de Escritórios da Qualidade em organizações de saúde e garanta a sua vaga aqui!
Neste episódio, Aléxia Costa comenta algumas inovações na área da qualidade em saúde:
Referência:
J S Carroll e J W Rudolph. Design of high reliability organizations in health care. National Library of Medicine. 2006.