- 5 de junho de 2015
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
De acordo com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE) Standards of Practice Committee, um grande número de estudos têm reportado hemorragia em cerca de 1 a 6 casos em cada 1.000 colonoscopias. Fatores de risco identificados incluem tamanho, tipo e número de pólipos, bem como o uso de terapia recente de varfarina para tratamento de comorbidades tais como doença cardiovascular.
Em abril de 2014, o Quality and Patient Safety Division (QPSD) do Massachusetts Board of Registration in Medicine publicou o artigo entitulado “The Use of a Red Dot System to Identify Patients on Anticoagulation Having Endoscopic Procedures (page 3).” O QPSD preconizou evitar a remoção de pólipos muito grandes para evitar o risco de sangramento excessivo quando um paciente está em uso de anticoagulantes, e estabeleceu o “ponto vermelho” (“red dot”) em áreas especificas do prontuário do paciente para alertar o time de profissionais sobre o fato de que o paciente está em uso de anticoagulantes.
Nestas situações, o paciente é informado de que os pequenos pólipos serão removidos, mas os grandes não o serão enquanto o paciente fizer uso de tais medicações.
Para estes casos o QPSD requer uma discussão entre o paciente, o gastro/proctoenterologista e o cardiologista/clínico para determinar a pausa da anticoagulação por 4 ou 5 dias antes do procedimento.
Entre 2012 and 2014, participantes do ambulatório do Programa de Segurança do Oregon Patient Safety Commission’s reportaram 23 casos de sangramento pós-polipectomia pós-colonoscopia. Estes sangramentos ocorreram em pacientes com idades entre 22 e 82 anos, sendo que 17% estavam em uso de anticoagulantes.
Ações recomendadas pelo programa:
- Identifique claramente pacientes em esquema de anticoagulantes previamente aos exames de colonoscopia.
- Estabeleça um procedimento/plano bem-definido para cada paciente em uso de anti-coagulante.
- Oriente o paciente e cuidador/pessoa que cuida de sua medicação com instruções claras sobre como administrar as medicações antes e depois do procedimento.
FONTE:
http://www.mass.gov/eohhs/docs/borim/newsletters/qps-april-2014.pdf