[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Presidente do IBES, Vanice Costa, realiza a abertura do evento, que contou com a presença de mais de 200 pessoas, realizado durante a Feira Hospitalar 2015. Ela abordou as principais questões sobre Segurança do Paciente no mundo, e a importância de levarmos em consideração os profissionais de saúde como “segundas vítimas” quando da ocorrênias de incidentes junto ao paciente.

 
A Dra Maria Carolina Moreno, Superintendente da ONA, proferiu a palestra “Relação entre a Acreditação e a Segurança do Paciente: o que a ONA tem a dizer”, destacando o Poder de Resiliência das instituições seguras.

 
A Dra Ana Lúcia Munhoz Lima, do IOT (HCFMUSP) foi um dos destaques do evento, com a palestra “Melhores práticas em Controle de Infecção Hospitalar em Hospital Ortopédico”, onde mostrou ao público as estratégias para controle de infecções no pré, intre e pós-operatório, bem como a eficiência das atividades realizadas pelo serviço, tais como Visitas diárias às enfermarias, Fluxo de Autorização dos antimicrobianos, Monitorização do consumo de álcool, Visitas técnicas, Interação com a Diretoria clínica e Alta Direção, Treinamentos de funcionários e médicos, Capacitação de novos residentes, Divulgação dos índices de infecção, entre outras.

 
A Enfermeira Elizandra Arita, do INCOR, abordou o tema “Efetividade e Integração na Estrutura de Gerenciamento de Leitos no INCOR”, onde mostoru aos presentes as estratégias para gerenciamento da demanda de pacientes e melhor alocação dos recursos, provendo acessibilidade.

O Dr Ralf Karbstein foi destaque com a palestra “Time de Resposta Rápida no Hospital das Clínicas da FMUSP: como deu certo”, mostrando aos presentes que essa estrutura (TRR) pode funcionar mesmo num Complexo do tamanho do Hospital das Clínicas (FMUSP).

 
A mesa-redonda da manhã foi coordenada pela Dra Ana Maria Malik, que brilhantemente fez questionamentos aos palestrantes e ainda abordou números da Acreditação no Brasil.
 

 
A Diretora de Ensino e Capacitação do IBES, Aléxia Costa, explicou aos presentes a importância das Práticas Padrão Ouro do IBES (PPO´s) para a disseminação de boas práticas de segurança fcadas em assuntos ainda pouco explorados na saúde.

 
A Dra Suzana Alves da Silva foi a palestrante do tema da palestra de almoço “Clinical Key como sistema de suporte à tomada de decisão”, com apoio da Clinicalkey/Elsevier.

 
Dr Victor Grabois, Coordenador Executivo do Proqualis, foi o palestrante do tema “O Programa de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e as estratégias do Proqualis para a disseminação de boas práticas”.

 
O Prof. Dr. Ricardo T. de Carvalho foi um dos grandes destaques do período da tarde, com a palestra “CUIDADOS PALIATIVOS NO ICHC: O ESTADO DA ARTE”.

 
A Dra Anamaria Arruda proferiu a palestra “Implementação de práticas de gestão da qualidade e acreditação: como deu certo no HDT”, onde conseguiu mostrar aos presentes como as equipes do hospital transformaram uma organização sucateada e interditada pelo Conselho Federal de Medicina em uma instituição segura e Acreditada ONA – em apenas 2 anos – através da mudança estrutural, de processos e de cultura organizacional.

 
A Dra Maria Dolabela foi a moderadora da mesa de discussões do período da tarde, onde, além dos questionamentos dirigidos por ela, vários presentes puderam fazer perguntas diretamente aos palestrantes.