- 12 de julho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias, Segurança do Paciente
Um estudo publicado em 2018 pela Patient Experience Journal, pesquisou sobre a experiência clínica do paciente para entender quais são as suas expectativas e ansiedades sobre o atendimento.
Os participantes foram separados em três grupos de acordo com a forma que relataram suas histórias:
- Interação positiva
- Interação negativa
- Interação indiferente: relatos curtos sem impactos emocionais
Nas interações positivas foram citados os seguintes benefícios:
- Respeito mútuo
- Confiança
- Amizade/parceria
Saiba mais em: Paciente engajado na Segurança: fatores facilitadores e limitantes
Já nas interações negativas (que engloba a maior parte dos relatos), foram apontados:
- Frustração
- Tratamento ofensivo
- Traumas
Estas consultas negativas despertaram ansiedade nos pacientes, sendo os quatro principais motivos para este quadro:
- “O encontro como um ritual: um gerenciamento conveniente, mas alarmante”: profissionais indiferentes e muitos mecanismos burocráticos envolvidos.
- “Sozinhos na luta para se curarem: ansiedade não compartilhada”: profissionais que não fazem contato visual e apenas seguem protocolos.
- “Preocupações com o tempo”: tempo limitado diante da agenda lotada dos médicos que os leva a não tirar dúvidas por medo de incomodar.
- “Pagar pela garantia: mudar para instituições privadas”: causam a mesma frustração.
Estas condições fazem com que o paciente se autocensure e esconda suas emoções. Assim, eles se estressam pois não sentem que participam nas decisões sobre seu cuidado.
Esse estudo mais uma vez reforça a necessidade do Cuidado Centrado no Paciente, o qual aplica as principais expectativas dos pacientes em relação ao atendimento citadas no artigo:
- Coletividade
- Diálogo
- Conforto
- Auxílio
- Empatia
- Sensibilidade
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Referência:
Daniella Arieli; Batya Tamir. Patients’ stories of encounters with doctors: Expectations and anxieties. 2018.