- 11 de julho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias, Segurança do Paciente
A experiência do paciente é um fator determinante para obter melhores resultados. O modo como se manifesta o contato com os agentes de saúde pode causar uma boa ou má impressão no paciente.
Os bons resultados são consequência de um atendimento humanizado e acolhedor, que transmite confiança para o paciente se abrir e poder transmitir todos os seus desejos e necessidades.
Dessa forma, um estudo publicado pelo Patient Experience Journal em 2018 destacou o que é mais importante para os pacientes durante sua experiência clínica:
- Incluir qualidade, segurança e resultados no serviço.
- Apresentar três ideias centrais no cuidado: pessoalidade, bom tratamento, otimização do tempo e custo.
- Conter itens pessoais (atendimento personalizado), sendo a principal demanda dos pacientes: que sejam escutados, seguido por comunicação clara e tratamento respeitoso e digno.
- Compartilhar práticas de saúde: sendo positivas ou negativas, as experiências são repassadas entre os pacientes criando uma visão boa ou ruim sobre a instituição.
Leia mais em: O que a confiança da equipe tem a ver com a experiência do paciente?
O principal ponto mencionado na pesquisa pelos pacientes pode se resumir na prática do Cuidado Centrado no Paciente, um movimento internacional que coloca o paciente como um agente ativo para decidir sobre o procedimento a ser realizado no seu caso.
O paciente quer atuar, quer fazer parte do sistema de saúde, quer estar bem informado e ser bem atendido. Para que a experiência do paciente na instituição seja positivamente disseminada entre eles, é preciso colaboração de todos os profissionais envolvidos no cuidado.
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Veja também este vídeo em que Aléxia Costa comenta um estudo sobre a avaliação da experiência dos pacientes.
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Referência:
Jason A. Wolf. The consumer has spoken: Patient experience is now healthcare’s core differentiator. 2018.