- 10 de julho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias, Segurança do Paciente
É conhecimento de todos o fundamental papel dos enfermeiros na efetividade do gerenciamento de antibióticos. Uma vez que formam a maior equipe de uma instituição e tem contato direto com o paciente e familiares, os seus atos impactam nos resultados clínicos obtidos.
Desta forma, um estudo realizado neste ano publicado pelo American Journal of Infection Control selecionou 5 práticas para garantir um bom uso dos antibióticos pelos enfermeiros:
- Questionar a necessidade de uroculturas.
- Garantir técnicas culturais apropriadas.
- Registrar um histórico preciso de alergias à medicação penicilina (antibiótico para tratar infecções de bactérias).
- Encorajar a transição imediata dos antibióticos intravenosos para o oral.
- Validar um tempo de expiração para os antibióticos.
Saiba mais: A Enfermagem está preocupada com a segurança do paciente?
Dessa forma, o uso racional de antibiótico é uma extensão do papel dos enfermeiros na defesa de seus pacientes. Entre as técnicas citadas acima, a pesquisa demonstrou que os itens 1, 2 e 4 são os mais efetivos para se obter resultados satisfatórios.
Com o aumento da participação do enfermeiro, os pacientes se sentem mais bem assegurados e mais confiantes para também participarem das decisões médicas. Mas para que tal engajamento ocorra, é necessário educar estes profissionais.
Entender as necessidades de conhecimento dos enfermeiros para aplicar estas medidas e considerar o contexto em que cada gerenciamento de antibiótico ocorre é fundamental para o bom funcionamento do sistema de saúde e o bem-estar do paciente.
Descubra outras formas para gerenciar os medicamentos no II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!
Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
Confira também o vídeo do Youtube: Neste episódio Aléxia Costa um estudo sobre o uso de antimicrobianos em ambulatórios.
Quer fazer parte da equipe IBES? Inscreva-se no XXVIII Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA!
Referência:
Eileen J. Carter; William G.Greendyke; E. Yoko Furuya; etc. Exploring the nurses’ role in antibiotic stewardship: A multisite qualitative study of nurses and infection preventionists. 2018.