- 29 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nota criticando a revista Superinteressante pela matéria de capa da edição 391 com a manchete “Erro médico: ele é mais comum do que você pensa”.
Segundo o Conselho, o conteúdo apresenta “tom alarmista” assim como “culpabiliza uma categoria profissional”, por tópicos diversos que não cabem a ela. O CFM reiterou a necessidade em usar indicadores para embasar o que está sendo afirmado, pois declara que a revista tratou de “casos específicos como se fossem a regra”.
Essa falta de cautela, de acordo com o comunicado, fere a relação entre o paciente e os médicos, uma vez que se perdem a confiança e o respeito e põe em cheque a ética destes profissionais.
O ataque direto aos médicos é explicitado desde o título e propagado ao longo de toda a narrativa com a repetição do termo “erro médico”, quando se trata de questões muito aquém das responsabilidades desta categoria.
O órgão federal entende que há defasagens no sistema de saúde brasileiro, principalmente, quanto aos serviços públicos, mas reitera que está estudando os casos e promovendo soluções que melhoram tais questões.
O CFM também revela apurar as denúncias que surgem e repassar os casos para as autoridades competentes. A entidade médica sabe que as mudanças efetivas só serão realidade com a implementação de melhorias na rede pública e privada quanto ao:
- Aumento dos investimentos
- Capacitação dos profissionais
- Valorização dos profissionais
- Aperfeiçoamento da gestão
- Uso de indicadores para avaliação, monitoramento e controle
E por esta razão acha injusto que todas as falhas do sistema se resumam, pela imprensa, a “erros médicos”.
Atualize-se sobre as principais novidades em saúde. Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!
Vagas limitadas em: www.foruminternacionalibes.com.br
Conheça mais sobre a Segurança do Paciente no vídeo abaixo. Neste episódio Aléxia Costa comenta sobre possível auxilio de pacientes à equipe assistencial.
Conheça as novidades do Manual ONA 2018 no VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018!
Referência: