- 28 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
O sucesso do atendimento depende da satisfação/confiança do paciente no profissional, bem como uma experiência positiva. Contudo, poucos estudos valorizam a participação do enfermo e apenas incluem dados clínicos para medir a eficiência de um hospital.
Por essa razão, uma pesquisa australiana resolveu investigar a perspectiva do paciente sobre a internação, entrevistando 20.000 pessoas hospitalizadas durante 6 meses. E foi assim que os pacientes se colocaram diante do sistema de saúde:
- 40% gostariam de ter maior envolvimento nas decisões sobre o seu cuidado.
- 18% receberam informações conflituosas de diferentes colaboradores.
- 14% sentiram que os profissionais falavam na frente deles, como se não estivessem lá.
Os dados evidenciam a necessidade de mostrar ao paciente que ele importa, moldando o conhecimento técnico dos profissionais às necessidades e vontades dos pacientes.
Saiba se está contribuindo para o Cuidado Centrado no Paciente lendo: 7 perguntas que você precisa fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente
Para uma instituição verificar os pontos a serem melhorados, é importante que avalie a combinação entre experiência e satisfação, de acordo com os seguintes aspectos:
- Como os pacientes enxergam o tratamento?
- Qual o entendimento do paciente sobre seu caso e as opções de tratamento?
- Como é a comunicação com os profissionais de saúde?
- Como o paciente enxerga o ambiente de saúde?
- Como ele se sentiu diante do atendimento?
No estudo citado acima, os pontos mais problemáticos apontados foram:
- Apoio emocional
- Respeito às preferências do paciente
- Envolvimento do paciente na decisão
Diante deste levantamento, destaca-se a vontade dos pacientes em aumentarem sua participação nas escolhas sobre o seu quadro. É fundamental a criação de um cuidado compartilhado, que inclua a opinião de pacientes e familiares somadas ao conhecimento científico da equipe.
Desta maneira, a saúde caminha para um Cuidado Centrado no Paciente, que valoriza tanto as peculiaridades de cada indivíduo como a técnica dos profissionais da área, entendendo que a combinação entre os dois itens traz resultados satisfatórios para ambas as partes.
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Referência:
Reema Harrison, et al. Hospitalization from the patient perspective: a data linkage study of adults in Australia, International Journal for Quality in Health Care, Volume 30, Issue 5, 1 June 2018, Pages 358–365.