[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização social que administra o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) é um dos patrocinadores  do I Fórum de Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente IBES – Feira Hospitalar 2015, que será realizado  de 19 a 22 de maio, em São Paulo.  A Feira Hospitalar é um dos maiores eventos do setor hospitalar da América Latina e o IBES é uma das instituições filiadas à ONA, a Organização Nacional de Acreditação, que atua na qualificação das instituições hospitalares.
 
Durante os quatro dias, representantes do ISG e do HDT/HAA terão participação ativa no Fórum. Eles compartilharão com outras instituições e profissionais da saúde, o trabalho implementado no HDT e que vem fazendo diferença ao proporcionar maior qualidade e segurança para o paciente e para os colaboradores. A diretora geral do HDT/HAA, Anamaria Arruda, fará uma palestra com o tema: ” Implementação de práticas de gestão da qualidade e acreditação: como deu certo no HDT”.
 
Há 38 anos, o HDT/HAA funciona prestando serviços no âmbito da Saúde Pública em Goiás, tendo suportado vários surtos epidêmicos, além das doenças endêmicas. È uma unidade hospitalar de complexidade técnica em nível de Atenção Terciária, integrando o SUS como uma Unidade Especializada de Referência Nacional. Hospital com visão de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, o HDT/HAA presta atendimento eletivo e de emergência de Média e Alta Complexidade – devidamente referenciado pelos Complexos Reguladores Estadual e Municipal – em Infectologia e Dermatologia Sanitária.
 
O modelo de gestão implementado, em 2012, quando o ISG assumiu a gestão do HDT/HAA, em parceria com o poder público, fez com que o hospital alcançasse reconhecimento e prêmios nacionais. A inserção de novas ferramentas e implementação de processos modernos elevou a qualidade do serviço que tem a aprovação de 92% dos usuários segundo pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde em 2014.
 
Com apoio da gestão do ISG, foram feitas adequações e várias reformas em curto espaço de tempo, que permitiram a legitimação do trabalho desenvolvido no HDT/HAA com menção honrosa do Ministério da Saúde em concurso nacional de Humanização em abril do ano passado. A Emergência e Ambulatório do hospital foram reformados, o que agregou novos leitos ao hospital e impactou positivamente a assistência.  E para coroar uma existência de lutas por uma assistência humanizada e integral, em setembro do ano passado, a unidade recebeu o selo de qualidade ONA1, conferido pela Organização Nacional de Acreditação, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).