- 18 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
As “complicações hospitalares adquiridas” se referem a complicações que ocorrem nos hospitais a fim de criar estratégias para reduzir (não necessariamente eliminar) o risco deste problema ocorrer. Um estudo realizado pela Australian Commission on Safety and Quality in Health Care definiu 16 “complicações hospitalares adquiridas”, que atualmente são gerenciadas sistematicamente em todo o país:
- Pressão do ferimento
- Quedas resultando em fraturas ou danos intracranianos
- Infecções associadas ao cuidado à saúde
- Complicações cirúrgicas que exigem operações não planejadas
- Admissão de unidades de cuidado intensivo não planejadas
- Complicações respiratórias
- Tromboembolismo venoso
- Insuficiência renal
- Hemorragia gastrointestinal
- Complicações da medicação
- Delírio
- Incontinência persistente
- Desnutrição
- Complicações cardíacas
- Terceiro ou quarto nível de laceração perineal
- Trauma no nascimento neonatal
Leia mais em: Empoderar o paciente para melhorar o cuidado é possível
Os itens foram selecionados após uma análise de literatura, opiniões de médicos e profissionais de saúde e testes destes conceitos em hospitais públicos e privados. Percebeu-se, então, que estas complicações afetam o paciente, seus familiares e os serviços de saúde.
Com essas complicações destacadas, a ideia é que os médicos, gestores e outros profissionais da saúde possam usar essas informações para trabalharem juntos visando melhorar o cuidado ao paciente.
Conheça ainda mais sobre Cuidado Centrado no Paciente na Austrália, participando da palestra da Aléxia Costa no II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!
Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
Confira o Canal de Excelência em Saúde!
Descubra neste vídeo porque a Austrália está na frente do Brasil quando o assunto é segurança do paciente. Aléxia Costa explica o que está sendo feito por lá, e o que podemos aprender com eles. Assista!
Participe do próximo XVIII Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA
Inscreva-se já!
Artigo traduzido e resumido do original Hospital-acquired complications publicado pela Australian Commission on Safety and Quality in Health Care.