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Você já percebeu o paciente inseguro ou constrangido frente as explicações médicas? Isso ocorre bastante devido ao receio do paciente em fazer perguntas “bobas” ou aparentar ignorância.

É exatamente sobre essa relação colaborador-paciente que esse texto aborda. Como melhorar esse relacionamento a ponto de o paciente se sentir confortável para expor suas preocupações, desejos e necessidades?

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Por meio do diálogo. Para melhorar a comunicação entre ambas as partes é preciso que o profissional:

1.Disponha tempo para ouvir os pacientes – sem mostrar pressa

2.Garanta que o paciente receba e compreenda a informação – utilizar linguagem simples e clara

3.Convide o paciente a fazer as perguntas durante a conversa

4.Encoraje o paciente a dar sua opinião no processo

5.Mostre-se aberto para tirar dúvidas ou repetir a informação de outra forma

6.Ofereça respostas amigáveis – demonstrando que o paciente importa

7.Preste atenção as respostas corporais do paciente – principalmente quando ele não se expressar verbalmente

8.Adapte a abordagem clínica de acordo com as particularidades de cada paciente

 

Confira mais informações em: 7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente

 

Com esse ambiente receptivo e não-hierárquico, o paciente se torna agente ativo no cuidado a sua saúde. A comunicação, portanto, é um elemento fundamental para se atingir o Cuidado Centrado no Paciente. Apenas por meio do diálogo é possível entender as demandas individuais e personalizar o serviço de saúde de acordo com elas.

Seguindo esses passos, cria-se uma relação confiável entre ambas as partes, que permite ao paciente ganhar confiança para falar tudo o que deseja. Mas esse feito só se concretiza quando:

  • O colaborador é empático e humilde
  • O colaborador se esforça para criar essa confiança por meio do diálogo
  • Mantém-se a mesma equipe para cuidado do paciente durante toda sua estadia
  • Determina-se um membro da equipe para o paciente recorrer sempre que sentir necessidade

Fortalecer a relação entre profissionais e pacientes traz benefícios a todos. Os pacientes são empoderados e participam das decisões que envolvem sua saúde assim como os profissionais têm resultados mais satisfatórios e um ambiente de trabalho mais leve.

Comunicar é a sua praia? E compartilhar experiências profissionais? Então participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas em: www.foruminternacionalibes.com.br

 

 

Confira o Canal de Excelência em Saúde!

Neste episódio Aléxia Costa comenta necessidade do cuidado centrado no paciente.

 

 

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Inscreva-se já!

 

Referência:

Wiley Online Library. Patient involvement for improved patient safety: A qualitative study of nurses’ perceptions and experiences. 2017.