- 11 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O Brasil está capacitando uma equipe de especialistas para fazer parte das Equipes Médicas de Emergência (EMT) da Organização Mundial da Saúde. Essa iniciativa ajuda organizações e Estados membros a capacitar e fortalecer sistemas de saúde, coordenando o envio de profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, paramédicos) para prestar atendimento clínico direto a populações afetadas por emergências e desastres em outros países ou mesmo dentro do próprio território.
Atualmente, instituições governamentais e não governamentais de dez países integram a Iniciativa: Alemanha, Austrália, China, Costa Rica, Equador, Israel, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Rússia.
Equipes Médicas de Emergência
As EMT podem ser tanto estatais (civis e militares) como de organizações não governamentais, e sua resposta pode ser nacional ou internacional. Tradicionalmente, o foco dessas equipes tem sido o manejo do trauma e a atenção cirúrgica. Porém, a resposta à emergência do ebola demonstrou o valor de tais equipes também em outros contextos, como surtos, epidemias e outras emergências complexas.
As EMT podem ser tipo 1 (atenção ambulatorial de emergência), 2 (atenção cirúrgica de emergência de nível hospitalar), 3 (atenção hospitalar de referência) e células adicionais de atenção especializada.
Participe do II Fórum Práticas de Excelência para Segurança do Paciente! O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo
www.foruminternacionalibes.com.br (vagas limitadas)
Confira no Canal de Excelência em Saúde!
O objetivo deste estudo foi avaliar as mudanças na cultura organizacional em organizações de saúde piloto que implementaram um programa de acreditação na Hungria, com foco em aumentar a segurança, eficiência e eficácia dos cuidados e otimizar a sua operação organizacional.
Participe do próximo VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018
Inscreva-se já!
Fonte: OPAS/OMS