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Administrar efetivamente emoções na relação com o paciente e familiares pode ser um desafio, mas PEARLS é uma ferramenta que pode te ajudar ao longo do caminho!

PEARLS é uma ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores Joseph Gabriel and Gareth Dutton, nomeada pela junção das iniciais dos seguintes conceitos:

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

  • PARCERIA
    • O que é? Uma declaração explícita indicando disposição para trabalhar colaborativamente com o paciente para alcançar objetivos particulares.
    • O que promove? Reduz o medo e isolamento do paciente; demonstra interesse no paciente e comprometimento com sua saúde.
    • Exemplo: “Há várias opções para tratar hipertensão. Vamos rever algumas e podemos decidir juntos qual o melhor método para você”.
  • EMPATIA
    • O que é? A habilidade de entender a situação, perspectiva e/ou sentimentos do paciente, e comunicar aquele entendimento ao paciente. Não exige que você se sinta do mesmo jeito ou concorde com o paciente.
    • O que promove? Mostra para o paciente que ele foi compreendido.
    • Exemplo: “Eu posso imaginar quão frustrante deve ser para você estar aqui no hospital e longe da sua família por tanto tempo”.

 

Leia mais em:7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente

 

  • APOLOGIA
    • O que é? Reconhecimento de um possível envolvimento negativo ou indesejado no resultado do paciente. Pode incluir apologias a fracassos ou sofrimento.
    • O que promove? Potencialmente, difunde a raiva e frustração do paciente sobre resultados negativos. Constrói confiança.
    • Exemplo: “Eu sinto muito que você precisou esperar tanto tempo para ver o doutor essa manhã”.
  • RESPEITO
    • O que é? Permanecer sem julgamento e aceitar a outra pessoa como um indivíduo único e valioso. Um não precisa “gostar” do outro para expressar respeito. É expresso por meio de comportamentos verbais e não verbais. Comportamentos não verbais podem incluir escuta atenta, acenar com a cabeça, contato visual, aperto de mão, etc.
    • O que promove? Promove a autonomia e auto-estima do paciente. Enfatiza os esforços e realizações do paciente. Melhora a adesão e satisfação do paciente.
    • Exemplo: “Eu admiro o quão duro você trabalhou/lutou na sua caminhada)”.

 

Leia mais em: O que funciona para engajar médicos na Gestão da Qualidade

 

  • LEGITIMAÇÃO
    • O que é? Como a comunicação é aceita e validada pelos sentimentos dos pacientes. Normalizar a resposta emocional dos pacientes.
    • O que promove? Valida a experiência e emoções do paciente. Deixa o paciente saber que foi compreendido. Pode difundir emoções mais fortes no paciente (ex. ódio).
    • Exemplo: “Sua reação é muito normal. A maioria dos pacientes ficam muito ansiosos quando esperam o resultado de seus exames”.
  • ASSISTÊNCIA (em inglês SUPPORT)
    • O que é? Declaração explícita que você está disponível para o paciente e quer ajudá-lo.
    • O que promove? Reforça a relação entre paciente e colaboradores e sua parceria colaborativa. Reduz o medo e isolamento dos pacientes.
    • Exemplo: “Me conte o que eu posso fazer para ajudar”.

 

Descubra mais em: O que é Testamento Vital e como ele está ligado ao Cuidado Centrado no Paciente

 

Especialize-se nas vontades do paciente e inscreva-se no II Fórum Práticas de Excelência para Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo

Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br

Confira no Canal de Excelência em Saúde!

Neste episódio Aléxia Costa comenta necessidade do cuidado centrado no paciente.

 

Participe do próximo VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018

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Artigo traduzido do original A Guide to Having: Conversations About What Matters publicado pela BC Patient Safety & Quality Council.