- 7 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Administrar efetivamente emoções na relação com o paciente e familiares pode ser um desafio, mas PEARLS é uma ferramenta que pode te ajudar ao longo do caminho!
PEARLS é uma ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores Joseph Gabriel and Gareth Dutton, nomeada pela junção das iniciais dos seguintes conceitos:
- PARCERIA
- O que é? Uma declaração explícita indicando disposição para trabalhar colaborativamente com o paciente para alcançar objetivos particulares.
- O que promove? Reduz o medo e isolamento do paciente; demonstra interesse no paciente e comprometimento com sua saúde.
- Exemplo: “Há várias opções para tratar hipertensão. Vamos rever algumas e podemos decidir juntos qual o melhor método para você”.
- EMPATIA
- O que é? A habilidade de entender a situação, perspectiva e/ou sentimentos do paciente, e comunicar aquele entendimento ao paciente. Não exige que você se sinta do mesmo jeito ou concorde com o paciente.
- O que promove? Mostra para o paciente que ele foi compreendido.
- Exemplo: “Eu posso imaginar quão frustrante deve ser para você estar aqui no hospital e longe da sua família por tanto tempo”.
Leia mais em:7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente
- APOLOGIA
- O que é? Reconhecimento de um possível envolvimento negativo ou indesejado no resultado do paciente. Pode incluir apologias a fracassos ou sofrimento.
- O que promove? Potencialmente, difunde a raiva e frustração do paciente sobre resultados negativos. Constrói confiança.
- Exemplo: “Eu sinto muito que você precisou esperar tanto tempo para ver o doutor essa manhã”.
- RESPEITO
- O que é? Permanecer sem julgamento e aceitar a outra pessoa como um indivíduo único e valioso. Um não precisa “gostar” do outro para expressar respeito. É expresso por meio de comportamentos verbais e não verbais. Comportamentos não verbais podem incluir escuta atenta, acenar com a cabeça, contato visual, aperto de mão, etc.
- O que promove? Promove a autonomia e auto-estima do paciente. Enfatiza os esforços e realizações do paciente. Melhora a adesão e satisfação do paciente.
- Exemplo: “Eu admiro o quão duro você trabalhou/lutou na sua caminhada)”.
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- LEGITIMAÇÃO
- O que é? Como a comunicação é aceita e validada pelos sentimentos dos pacientes. Normalizar a resposta emocional dos pacientes.
- O que promove? Valida a experiência e emoções do paciente. Deixa o paciente saber que foi compreendido. Pode difundir emoções mais fortes no paciente (ex. ódio).
- Exemplo: “Sua reação é muito normal. A maioria dos pacientes ficam muito ansiosos quando esperam o resultado de seus exames”.
- ASSISTÊNCIA (em inglês SUPPORT)
- O que é? Declaração explícita que você está disponível para o paciente e quer ajudá-lo.
- O que promove? Reforça a relação entre paciente e colaboradores e sua parceria colaborativa. Reduz o medo e isolamento dos pacientes.
- Exemplo: “Me conte o que eu posso fazer para ajudar”.
Descubra mais em: O que é Testamento Vital e como ele está ligado ao Cuidado Centrado no Paciente
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Artigo traduzido do original A Guide to Having: Conversations About What Matters publicado pela BC Patient Safety & Quality Council.