- 5 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O Brasil foi eleito presidente do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada do sistema das Nações Unidas, e ocupará o cargo no período de 2018 a 2019. A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores por nota à imprensa.
O Brasil tem exercido atuação protagonista e de liderança na Organização, sobretudo na defesa do acesso universal a medicamentos e a serviços de saúde. No exercício da presidência do Conselho Executivo, o Brasil terá a oportunidade de coordenar a discussão multilateral dos principais temas de saúde em sintonia com os objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
A OMS, que existe desde 1948, tem como missão elevar os padrões sanitários e de bem-estar da população mundial, coordenando os esforços internacionais para a prevenção, o controle e o tratamento de doenças, supervisionando o intercâmbio de informações epidemiológicas entre os países membros e realizando pesquisas em diversos campos da área de saúde.
Leia também: Conheça o Modelo de Informações Mínimas (OMS) para notificar eventos adversos
CONSELHO EXECUTIVO
O Conselho Executivo da OMS é composto por 34 membros, eleitos entre os membros da Organização, para mandatos de três anos. O Brasil ocupa mandato no Conselho no triênio 2017-2020. Na reunião anual realizada em janeiro, os membros do Conselho deliberam sobre o programa e os assuntos a serem debatidos por todos os 194 membros da OMS na Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio.
Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo! Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
Confira o Canal de Excelência em Saúde!
Hoje, Aléxia Costa comenta um estudo recém publicado, foi feita uma análise multicêntrica do cumprimento da higiene das mãos por profissionais através da observação direta de 1.152 leitos, por observadores treinados, na Suíça.
Não perca a oportunidade de escutar especialistas da saúde no Curso Mapeamento e Gerenciamento de Processos, em São Paulo.
Inscreva-se já!
Fonte: Ministério da Saúde