- 25 de maio de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Empoderar o paciente e envolvê-lo no processo de saúde não é só possível, mas fundamental para encorajá-lo a ser protagonista no seu atendimento. Ao obter mais conhecimento sobre sua situação clínica, ele se sente mais confiante e passa a discutir e opinar sobre suas preocupações e preferências. O paciente empoderado possui capacidade de tomar decisões a respeito da própria saúde. Este processo é cíclico e permite a ele melhores condições de saúde, planos de tratamento compartilhados com a equipe e maior acessibilidade ao cuidado. Assim como beneficia a organização, reduzindo custos e melhorando resultados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou quatro elementos fundamentais no processo de empoderamento do paciente:
● Entendimento da importância de seu papel pelo paciente
● Aquisição de conhecimento suficiente para ser capaz de se engajar junto ao profissional da saúde
● Habilidades do paciente
● Presença de um ambiente que facilite essa troca
Leia também: Cuidado Centrado no Paciente como elemento da qualidade da assistência
Engajar o paciente é um objetivo que precisa ser tratado como prioridade nas instituições, a fim de construir um sistema de maior qualidade e eficácia. A postura pró-ativa do paciente permite que os atendimentos sejam personalizados de acordo com as individualidades de cada um.
Ao envolver o paciente, este modelo de tratamento também visa alcançar a participação de familiares e da comunidade. Os profissionais da saúde mantém um papel fundamental como técnico no assunto e ajustando o saber às peculiaridades e desejos particulares. Compartilhando o conhecimento entre profissionais e pacientes, o setor cresce ao atingir seu objetivo máximo: promover a saúde de indivíduos e da população.
Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo! Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
Confira o Canal de Excelência em Saúde!
Neste episódio, Aléxia Costa explica com detalhes os principais passos para conseguir a Acreditação.
Inscreva-se para o Curso de Atualização Técnico-Científica do Manual ONA OPSS 2018! Salvador
Referências:
• US National Library of Medicine National Institutes of Health. Personalized Strategies to Activate and Empower Patients in Health Care and Reduce Health Disparities. 2016.
• World Health Organization. WHO Guidelines on Hand Hygiene in Health Care: First Global Patient Safety Challenge Clean Care Is Safer Care. 2009.