[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]


Para garantir a melhoria contínua no atendimento nutricional aos pacientes da enfermaria ECIM (Enfermaria de Comportamento Impulsivo) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Serviço de Nutrição e Dietética elaborou e implantou o Projeto de Educação Nutricional que constitui uma importante estratégia de ação em Saúde Pública.
 
O Projeto de Educação Nutricional tornou-se uma ferramenta para modificar e melhorar os hábitos alimentares a médio e longo prazo – promovendo o desenvolvimento e a preocupação com a valoração da alimentação saudável, bem como a autonomia do paciente na escolha dos alimentos e educando-o a obedecer a dieta prescrita. Também propiciou a parceria com o profissional nutricionista na resolução de problemas alimentares, discutindo seus problemas e dificuldades em função de metas estabelecidas pela equipe multidisciplinar no controle dos processos patológicos.
 
O Projeto é realizado pela nutricionista Dra. Silvana Vieira Bandeira Mingardi todas as sextas-feiras no horário das 9:30hs às 10:30hs com os pacientes da enfermaria onde são realizadas aulas teóricas, visita supervisionadas ao serviço, atividades em grupos e aulas práticas com temas diversos.
 
As atividades desenvolvidas no projeto visam além da transmissão de conhecimento sobre uma alimentação saudável uma proposta terapêutica favorecendo a autoconfiança, criatividade e melhoras da autoestima.
 

 
Durante a aula prática de Reaproveitamento dos Alimentos o objetivo do projeto foi amplamente alcançado. Nesta aula abordamos a possibilidade de aproveitamento integral dos alimentos, mostrando formas de preparo além do convencional e visando o menor desperdício dos mesmos. O conteúdo abordado nesta aula envolveu conceitos do reaproveitamento dos alimentos, sazonalidade, exercícios de fixação e aula prática. A atividade foi finalizada com degustação por todos os pacientes, equipe de nutrição e outros profissionais da enfermaria.
 
 

Escrito por:
Dra. Silvana Vieira Bandeira Mingardi.
Nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP
E-mail para contato: silvana.mingardi@hc.fm.usp.br