[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Agora a idade não é mais critério de restrição para o transplante da doença falciforme, único método de curar a doença no SUS. O Ministério da Saúde ampliou, hoje (26/03), a faixa etária para indicação de transplante de medula aparentado para tratamento da doença falciforme.
 
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
 
A partir de agora, pessoas também acima de 16 anos podem fazer o transplante alogênico aparentado de medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical, do tipo mieloablativo, para tratamento da doença falciforme.
A doença falciforme é genética e hereditária e atinge principalmente a população negra. A causa é uma mutação no gene que produz a hemoglobina A (HbA), originando uma outra mutante denominada hemoglobina S. Em 2015, foram diagnosticados 1.145 novos casos da doença no Programa de Triagem Neonatal do SUS.
 
Leia também: Precisamos levar a Segurança do Paciente para a atenção primária!
 
ASSISTÊNCIA NO SUS
A realização do Teste do Pezinho, é fundamental para a identificação precoce e acompanhamento dos casos, bem como para o planejamento e organização da rede de atenção integral. O exame deve ser realizado nos postos públicos de saúde na primeira semana de vida.
 

Quer saber dicas sobre a Segurança do Paciente? Confira o Canal de Excelência em Saúde

Neste episódio Aléxia Costa comenta algumas inovações na área da qualidade em saúde.

 
Participe do próximo Leader Coach – Desenvolvimento pessoal e profissional de líderes em saúde
Inscreva-se já!

 
Fonte: Site do Ministério da Saúde



Deixe um comentário