- 23 de março de 2014
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
O objetivo é conscientizar todos os países sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre prevenção e controle. Apesar de curável, a doença está atrás apenas do HIV/AIDS em casos de fatalidade causada por um único agente infeccioso.
Entre 1990 e 2011 o número de mortes caiu 41%, mas 8,7 milhões de pessoas ainda ficaram doentes com tuberculose em 2011, doença que matou 1,4 milhão de pessoas. Há 10 milhões de crianças órfãs no mundo como resultado da morte de pais pela doença.
No Brasil, a incidência é alta quando comparada com a taxa de países desenvolvidos, colocando o país na lista dos 22 que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. A doença é a terceira responsável por morte causada por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com HIV. Em 2011, foram 70 mil novos casos, sendo que 5 estados — Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo — somaram mais da metade dos casos de doença no país.
O IBES lembra as instituições de saúde sobre a importância do reconhecimento precoce da doença, especialmente com o apoio dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar.
FONTE: OMS